Ruídos ao passar por piso irregular e em manobras e desgaste irregular de pneu podem apontar problemas no coxim do amortecedor
Peça de metal revestida de borracha, o coxim do amortecedor, parte do sistema de suspensão, faz a ligação do amortecedor a carroceria do veículo, auxiliando na absorção de ruídos e vibrações, proporcionando, assim, conforto a seus ocupantes. “É preciso ficar muito atento para possíveis problemas no coxim do amortecedor já que os sinais de comprometimento da peça nem sempre são facilmente identificáveis”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.
Para auxiliar na identificação de comprometimento da peça, Credídio apresenta alguns indícios, como desgaste irregular nos pneus e ruídos ao trafegar com o veículo em solos irregulares ou manobras. “Coxim avariado pode fazer com que, em momentos de maior esforço, ocorram desvios das medidas de Camber e Caster da geometria da direção, contribuindo para desgaste irregular dos pneus, mas o ponto principal de um coxim desgastado é o ruido, principalmente quando se trafega em pisos irregulares, nessa condição as imperfeiçoes do solo são transmitidas para a carroceria tornando a dirigibilidade menos prazerosa. Outro ponto não menos importante é o rolamento do coxim, essa peça danificada vai provocar ruido além de dificultar o esterça mento da direção”.
A recomendação da Nakata é fazer uma checagem completa no sistema de suspensão antes de substituir o coxim do amortecedor. Caso haja necessidade de trocá-lo, é importante que o mecânico tome alguns cuidados. “Em alguns veículos, o coxim tem posição de montagem”, finaliza.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.