A junta do cabeçote também é conhecida como a junta da colaça ou junta de cúpula. A junta do cabeçote é um revestimento colocado para unir o bloco do motor com o próprio cabeçote. Sua principal função é garantir uma vedação completa entre as duas partes e assim evitar que os líquidos gerados pela combustão escapem de uma parte para a outra no interior do motor. Resumindo, ela é responsável por manter o motor do automóvel saudável. Ela assegura que a água ou o óleo não vazem e continuem lubrificando a principal peça do veículo, o coração do carro, ou seja, o motor. Se ela estiver queimada o proprietário do veículo pode ter grandes problemas em um curto período.
Acompanhe os fatores que podem provocar a queima da junta:
Possíveis causas na queima:
01 – RUPTURA DO ANEL DE CILINDRO E/OU QUEIMA
• Falta de aperto ou reaperto
• Nivelamento incorreto entre cabeçote e bloco
• Funcionamento incorreto no sistema de refrigeração
• Combustão incorreta
• Relação de compressão incorreta
02 – DESLOCAMENTO OU FALTA DE MATERIAL
• Falha de aperto ou reaperto
• Nivelamento incorreto entre cabeçote e bloco
03 – DEFORMAÇÃO NAS PASSAGENS DOS PARAFUSOS
• Não utilização de guias
• Posicionamento incorreto das Juntas
• Junta incorreta
04 – DEFORMAÇÃO NAS PASSAGENS DE ÁGUA E ÓLEO
• Falha no aperto ou reaperto
• Nivelamento incorreto entre cabeçote e bloco
05 – AUSÊNCIA DE MARCAS
• Falta de aperto ou reaperto
06 – RUGOSIDADE EXCESSIVA
• Na montagem da junta multi-lâminas, deve-se considerar a rugosidade entre bloco e cabeçote.
Precauções: Verificar periodicamente o sistema de admissão de ar, lubrificação, arrefecimento.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.