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Diferenças entre o aperto por quilo e o aperto angular

Aperto por quilo

No aperto por quilo, o que medimos é a força de aperto que aplicamos ao parafuso do cabeçote para o fechamento. A carga Km é lida diretamente no torquímetro através do <>, a mola salta se o torquímetro for de estalo ou indic por meio de luz e de sinal acústico se for eletrônico. O problema que se pode levantar no aperto por quilo são as diferentes escalas de medida, dependendo do fabricante do motor. Para que o compreendamos, é exatamente a mesma coisa que acontece quando medimos distâncias; os países que utilizam o sistema métrico medem nas distâncias em quilômetros, enquanto que na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália a medida é em milhas. Da mesma forma, para medir a força do aperto de um parafuso temos três escalas diferentes:

Como nos três sistemas o que estamos medindo é a força que se faz ao apertar o parafuso, entre eles existe uma equivalência. Voltando ao exemplo das distâncias, se entre duas cidades temos 160 km de distância, esse valor equivale a umas 100 milhas.

No momento do aperto por quilo acontece algo semelhante:

Observação: A conversão de Kpm a Nm não é exata; deveríamos multiplicar por 9.8, mas geralmente se multiplica por 10, uma vez que é mais fácil e a diferença é mínima.

Verificações

Controle os parafusos nos motores em que se indica o aperto por quilos, certificando-se de que a comprimento corresponda à medida original e, caso se observe que estão “estirados”, oxidados ou com a superfície da rosca danificada, DESCARTE-OS.

Caso vá reutilizá-lo, escovar a rosca; lubrificar ligeiramente com óleo de motor a rosca e a base da cabeça; deixar escorrer uns 30 minutos. Esta medida torna mais efetivo o par indicado devido à diminuição da perda de torque por atrito na rosca do parafuso e evita que se deposite óleo no fundo do orifício. Caso o parafuso tenha arruela integrada, lubrificar entre a arruela e a cabeça do parafuso. ATENÇÃO: nunca lubrifique a face da arruela contra o cabeçote. Caso se observe que os parafusos são de tamanhos diferentes tome cuidado especial para respeitar a posição correta de cada um. A falta desse cuidado poderia provocar um aperto falso e o cabeçote não se apoiará corretamente ao bloco. Nunca utilize tipos de parafusos sextavados misturados, uma vez que os materiais e desenhos podem ser diferentes. Em motores nos quais seja indicado o aperto angular, é IMPRESCINDÍVEL utilizar arruelas e parafusos novos!!!

Lubrificação:

Lubrificar ligeiramente a rosca e a base da cabeça e depois deixar escorregar por 30’. Parafuso de cabeçote com flange ou aba (Imagem 1)

Parafuso de cabeçote com arruela (Imagem 2)

APERTO ANGULAR

Quando se realiza um aperto angular, o que se mede é o giro que realiza o parafuso (ou mais fácil, o que gira o cabo da chave ao apertar). Para medir os graus deve-se utilizar um goniômetro ou angulímetro. Ao apertar por graus sempre se começa fazendo um pequeno aperto em quilos e depois se dá os graus de aperto que indique o manual. O que tem que ficar claro é que ao medir em “graus” estamos medindo um ângulo, enquanto que ao medir em “kg”, o que se está medindo é a força que se está exercendo. Portanto, não existe equivalência entre graus e quilos.

Exemplo: Se rosqueamos dois parafusos e um é maior do que o outro, para o maior teremos que fazer mais força para rosquear a mesma distância (caso o aperto seja por quilos), ao apertar os mesmos quilos com a chave, um terá rosqueado mais que o outro (o menor será o que estará mais apertado). Por outro lado se, por exemplo, apertarmos dois parafusos a um ângulo de 90º, ainda que um custe mais do que outro, os dois parafusos ficarão rosqueados por igual no bloco, o que proporciona um aperto mais preciso. Exemplos de aperto por ângulo.

Outro dado a considerar é que os graus são acumulativos, ou seja, se não podemos dar 90º em uma única etapa porque não há espaço, podemos fazê-lo em tantas etapas quanto desejemos, sempre que no final nós obtenhamos os 90º. Por ex., poderemos fazê-lo em três etapas de 30º, uma vez que 30º¬+30º+30º = 90º, ou em duas de 45º (45º+45 = 90º):

Conselho: No método angular os ajustes devem ser aplicados de uma vez de forma igual e firme. Caso se interrompa o ajuste na metade do caminho ou se afrouxe a tensão que se está aplicando antes de chegar à posição final é muito provável que o torque aplicado não seja o valor especificado pelo fabricante.

Importante

– Motivos para trocar os parafusos do cabeçote No aperto por kg, a força exercida sobre o parafuso se encontra dentro dos limites elásticos deste; isso significa que quando se retira a força aplicada, o parafuso volta ao seu tamanho inicial. O aperto angular faz o parafuso trabalhar sobre a zona plástica (ver gráfico), conseguindo um aperto mais efetivo devido ao fato de que o estiramento provocado nesta zona é o que mantém a força e a tração. Quando se trabalha sobre a zona plástica, o parafuso não tem retorno e perde a memória de seu tamanho inicial; ficam, conforme se diz normalmente, “estirados”. O comprimento na zona plástica é acumulativo, o que impossibilita a reutilização do parafuso.

Em toda troca de junta de cabeçote diesel, deve-se ter em mente as seguintes recomendações:

Na escolha da nova junta, não leve em consideração somente os “travamentos” que identificam o produto, uma vez que cada fabricante utiliza seu critério de marcação. Para manter constante a relação de compressão, a escolha da espessura da junta se determina em função do afrouxamento dos prisioneiros com referência ao bloco (indicado no diagrama como Distância X), método com um comparador a altura dos pistões; a medida mais alta obtida é a que se toma como referência. Escolha da espessura da junta (motor diesel)*

Para a correta união das peças deve-se ter em mente que a junta cede entre 4% e 8% de sua espessura original. Esta referência varia dependendo do ajuste empregado e da carga de material no produto (espessura/travamento)

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

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