Hoje vou falar de um detalhe que é uma particularidade do sistema, para muitos um problema, que se acontece no sistema de IAW 4GF pode até tirar o sono de muito amigo reparador.
No caso foi o veículo Siena, ano 2011 (FIAT), que esteve aqui em nosso departamento de manutenção.
O cliente entrou em contato no dia anterior dizendo que o propulsor não entrava em funcionamento, após varias tentativas, funcionou, porém não correspondia com o movimento no pedal de aceleração. E outro detalhe que nos passou era de que ficava falhando bastante, tipicamente falha de cilindro.
Em conversa com o cliente, afinal ele é nosso parceiro, e com toda certeza é ele que nos dá um caminho a seguir, mas vejam: temos que ter o devido conhecimento técnico do sistema operacional de gerenciamento eletrônico, caso contrário vai nascer em nosso raciocínio várias possibilidades de deficiências, o que não torna o processo nada fácil, pior ainda: acaba por colocar defeitos no sistema, que acontece e não é pouco.
Sabemos que esse sistema e dotado da estratégia dry by wire, ou seja, acelerador inteligente que é acionado pelo sistema de gerenciamento através do acionamento de pedal do sistema de aceleração, explico:
Quando exercida força sobre o pedal do sistema de aceleração, ali no próprio pedal, se localiza um potenciômetro que é alimentado pela unidade de gerenciamento, e através dessa troca de posicionamento ocorre a troca de energia de pista, sendo assim ela determina o quanto você está acelerando. Então, começa o processo de aceleração no corpo do sistema, elevando a rotação do propulsor.
Quando a estratégia de funcionamento do sistema de gerenciamento não consegue efetuar o reconhecimento de combustível, ele entra em emergência não possibilitando sua aceleração.
Isso acontece por vários motivos, digo isso pelos vários históricos que nós aqui do Departamento Técnico Mingau temos pegado.
No caso desse veículo, em particular, os procedimentos feitos foram: Remoção de injetores para avaliação, onde foram constatadas direções irregulares de pulverização, determinado o procedimento de limpeza e remoção de possíveis gomas, visto que não sabemos o que realmente o cliente coloca no reservatório de combustível, muitas das vezes ele pede algo e sabemos que na prática colocam outro.
Remoção do corpo de aceleração inteligente para limpeza e descarbonização. Um alerta: muito cuidado, e quando digo muito para aqueles que já acompanham as matérias por esse veículo de comunicação automobilística, quando digo muito é em excesso, mas nesse caso, em particular, tenham muito cuidado, pois no momento de estar forçando a abertura do corpo de aceleração pode danificar algum componente interno, e assim você terá um grande problema (Financeiro). Terá que efetuar a substituição, o ideal e tenho para mim é ter o equipamento para acionamento eletrônico para se efetuar abertura, facilitando a manutenção, limpeza e descarbonização.
Após todo o processo efetuado, vamos ao momento de se fazer a leitura do sistema operacional e ajustar o valor correto para aquele combustível que estava no reservatório. Quando foi nossa surpresa, ele não estava conseguindo firmar um parâmetro e quando conseguia chegar a um denominador para poder estabelecer o pré-determinado valor, o propulsor começava a emitir valores altos de emissão. Vejam: estamos com o analisador de emissão instalado no sistema de exaustão, para podermos passar essa informação.
Problema: possível adulteração de combustível.
Solução: remoção de todo o combustível do reservatório.
Colocando o combustível puro, nesse caso optamos pelo álcool, foi iniciada a partida do propulsor novamente e feito o ajuste pelo equipamento. E logo no primeiro momento obtivemos sucesso.
Quando nesse momento muitos podem vir a se surpreender, a luz de anomalia do sistema de gerenciamento eletrônico do propulsor começou a piscar intermitente, colocando o equipamento novamente para se obter a leitura, não havia anomalia alguma.
Como resolver essa incógnita, se está piscando vocês pensam, está absorvendo a deficiência e vai transmitir via equipamento, para que você possa estar efetuando o devido reparo. Tenho uma novidade: existem no mercado equipamentos que mostram até o porquê da luz de anomalia piscando de maneira intermitente, mas não são todos. Então, vocês se perguntam e agora como proceder? Eu digo: informação, e é isso que vou passar a vocês.
Nesse sistema quando ele perde a sintonia de funcionamento, ele entra em emergência não somente em questão de queima de combustível, mas perde o sincronismo mecânico com a eletrônica, esse sistema tem o sensor de rotação como também o sensor de fase e através de sinal fornecido por esses sensores, ele detecta o perfeito sincronismo entre parte de funcionamento mecânico e eletrônico.
Durante todo o procedimento, a luz de anomalia ficará piscando de forma intermitente.
Após o reconhecimento, e o sistema verificar que ele está em sincronismo, automaticamente a luz de anomalia se apaga.
Procedimento para se buscar a solução:
1°Funcionar o propulsor do veículo, aquecer e deixar funcionar o sistema de ventilação do arrefecimento por no mínimo três vezes.
2° Elevar a aceleração do propulsor até cinco mil RPM e manter no mínimo quatro segundos.
3° Novamente elevar a aceleração do propulsor até cinco mil RPM e manter no mínimo quatro segundos.
4° Novamente elevar a aceleração do propulsor até cinco mil RPM e manter no mínimo quatro segundos.
Quero aqui deixar um recado, caros amigos/as do setor de reparação, se atentem a conseguir informação, é ela que nos beneficia e nos garante aquilo que tanto lutamos, a responsabilidade pela execução da prestação de serviço automobilístico. Temos que aprender a ditar as regras, ou melhor, seguir procedimentos.
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