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Como fazer a troca dos amortecedores dianteiros e traseiros do Honda CR-V 2008

Acompanhe o passo a passo para fazer a troca dos amortecedores do Honda CR-V 2008, crossover, que foi lançado no Brasil em 1.999, é conhecido pela qualidade, robustez e facilidade na hora de reparar

Lançado em 1996 no Japão, o Honda CR-V desembarcou no Brasil em 1999. Por aqui, foi vendido até 2022, quando as vendas foram suspensas. Contudo, voltará ao mercado nacional, ainda neste ano, em versão única com motorização híbrida e um novo visual. 

O crossover, que é conhecido pela qualidade, robustez e facilidade de ser reparado. Ele está em destaque na matéria deste mês da revista Reparação Automotiva, que levou um modelo 2008 para realizar a troca dos amortecedores traseiro e dianteiro na Stock Auto Service, em São Paulo. O procedimento técnico foi coordenado e realizado pelo técnico Alexandre Parisi da KYB Kayaba, empresa que é a fornecedora original dos amortecedores da marca japonesa. Confira todos os detalhes.

Amortecedores traseiros com suspensão independente multilink

Desmontagem dos amortecedores do Honda CR-V 2008

1.Retire a capa plástica do interior do veículo para ter acesso aos amortecedores.

2. Com uma chave de boca de 14 mm “quebre” o torque das duas porcas.

3. Com uma chave de catraca faça a soltura da porca.

4. Com uma chave de 14 mm de boca e uma allen de 5 mm solte a bieleta.

5. Com uma chave de caixa de 17 mm, um alongador e um braço de força, solte a bucha do eixo-traseiro. 

6. Com uma ferramenta específica para amortecedores de 4mm e uma chave 14 mm faça o desmonte do amortecedor na bancada.

7. Após o desmonte do amortecedor, faça a desmontagem da coluna com uma ferramenta pneumática.

8. Liberado o prato de mola, faça a soltura completa da fixação superior do amortecedor.

Montagem dos amortecedores do Honda CR-V 2008

9. Antes de começar a montagem do amortecedor, faça o escorvamento da torre do amortecedor na bancada. OBS. Repita esse procedimento entre 2 e 3 vezes para tirar todo o ar do tubo principal do amortecedor.

10.Faça o retorno da mola, do batente de compressão, da arruela de apoio e do batente superior. Com uma régua de aço alinhe os pratos superior e inferior do prato, o que permite uma melhor montagem da peça no veículo com mínimo esforço.

11. Com o amortecedor encaixado no veículo, faça a fixação da biela com uma chave de 14 mm com torque de 5 kgf.

12. Com uma chave de boca de 17 mm faça a fixação do eixo traseiro com torque de 10 kgf.

13. Finalize a montagem com o reposicionamento do acabamento plástico dentro do veículo e com o reaperto no eixo traseiro.

Amortecedores dianteiros

Desmontagem dos amortecedores do Honda CR-V 2008

14. Faça a quebra de torque e soltura da fixação inferior com uma chave 19 mm e outra 22 mm, faça também a soltura do flexível de freio com uma chave de 12 mm e a bieleta com uma chave allen 6 mm e outra estria de 17 mm.

15. Remova parte da borracha de vedação e tire a tampa de proteção com uma chave de fenda.

16. Com uma chave de boca solte as fixações da parte superior do amortecedor.

17. Com as mãos, tire a coluna de amortecimento.

18. Com ajuda de um gancho, apoie o semi-eixo para que não haja dano no sistema de suspensão. 

19. Com a coluna montada na morsa, faça a desmontagem do amortecedor. Utilize uma chave de 17 mm e uma allen de 6 mm, quebre o torque de aperto superior.

20. Quebrado o torque, faça o encolhimento de mola com uma ferramenta pneumática.

21. Libere o coxim com uma chave de boca para fazer a desmontagem da mola.

Montagem dos amortecedores do Honda CR-V 2008

22. Faça a montagem do novo amortecedor, realize o escorvamento e monte com o calço de mola original que fica  perfeitamente alojada no ressalto para encaixe no amortecedor.

23. Faça a montagem de rolamentos e coxins novos com uma chave de boca.

24. Para recolocar a coluna faça o aperto final do cabo ABS com torque de 2 kgf.

25. Faça o aperto da porca e do parafuso da fixação inferior com torque de 14 kgf.

26. Faça o aperto da porca da biela com torque de 8 kgf .

27. Faça o aperto da porca da fixação do coxim na carroceria com torque de 6 kgf.

28. Após os apertos faça o fechamento da tampa de acabamento e da borracha de vedação com as mãos.

Assista ao vídeo deste passo a passo no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Mais informações: KYB Kayaba: www.kyb.com.br / Fone: 0800 9400 592

Stock Auto-Service: www.stockautoservice.com.br / Fone: (11) 5644-9999

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