Olá Pessoal, nesta nova série de dicas quero provocar em você leitor uma ação clara em busca de crescimento, quando conseguimos enxergar o que nos impede de crescer estamos livres para planejar mudanças para o curto, médio e longo prazo, de acordo com o momento de sua empresa, mas é muito importante ter clareza que o primeiro passo é ter o conhecimento e segundo é o comprometimento com a mudança e isso só depende de você. Nesta edição vamos falar sobre ” Como precificar as peças que sua oficina vende ao cliente “.
Na edição passada falamos sobre a precificação de serviços, o quanto isso impacta no faturamento e lucratividade de uma oficina. O mercado de reparação tem esse diferencial, onde a oficina pode ofertar o serviço e também as peças para aplicação na manutenção sugerida no orçamento, obtendo assim um aumento considerável no faturamento e também na lucratividade do negócio. Importante também ressaltar que no mercado de reparação existem empresas que optam em apenas prestar o serviço, ficando por conta do cliente a responsabilidade sobre a compra da peça, é um posicionamento escolhido e faz parte do jogo, vale aqui uma dica apenas, se você optou por esse posicionamento é muito importante precificar de maneira estratégica os serviços prestados e sempre, claro avaliar a lucratividade e rentabilidade do seu negócio, pois a fonte de receita está limitada a eficiência e capacidade técnica da equipe, e isso pode causar um grande impacto financeiro quando a produção está com excesso de problemas de alta complexidade.
Agora quero falar sobre as empresas que optam também em fazer a venda de peças, é preciso ser estratégico quando determinar a margem de lucro sobre o custo das peças, existem várias estratégias de precificação, de como formar o preço de venda, esse tema é muito amplo para falarmos em um artigo, mas quero chamar a atenção no que se refere ao impacto final da precificação, pois muitas empresas não se atentam a isso, observe qual está sendo a margem média sobre as peças vendidas, pois esse é o resultado que importa no final do mês, que vai fazer a diferença no seu lucro da operação no período, se você estiver precificando de forma equivocada apenas seguindo a concorrência, sem fazer uma análise do posicionamento do seu negócio, dos seus diferenciais, talvez você esteja perdendo dinheiro, deixando de embolsar um lucro que estava na sua empresa, mas você não pegou, como isso acontece? Se seus clientes já reconhecem seu valor, seus diferenciais, escolhem sua empresa por qualidade e bom atendimento, e suas peças estão sendo precificadas levando em consideração valor da internet ou concorrentes que não possuem os mesmos diferenciais que os seus, você está perdendo dinheiro, pois seu cliente potencialmente pagaria no mínimo 10% a mais no valor das peças sem questionar. Mas é claro que para isso acontecer na prática, você precisa ter segurança e consciência sobre seu posicionamento de mercado e precificar de forma estratégica as peças, levando em consideração peças de fácil cotação e peças de conveniência.
Portanto muito cuidado ao seguir o preço do concorrente, é preciso fazer uma análise mais crítica do que ele oferece ao mercado, quando comparado ao que você oferece, e principalmente avaliar a margem média que você está tendo no final de cada período (mês). Identifique as peças com maior fluxo de venda, qual margem está sendo aplicada e a possibilidade de reajuste. Fique atento, pois, a precificação das peças faz toda diferença para o lucro de uma oficina, já que, normalmente a venda de peças pode representar de 60% a 80% do faturamento.
Quer entender um pouco mais sobre estratégias de precificação? Vá até minhas redes sociais e lá irá conhecer alguns treinamentos que abordam este tema de maneira mais ampla. Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas: Inscreva-se no YouTube e siga nas redes sociais: Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.
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