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Pulse Abarth tem reparabilidade simples, mas eletrônica é complexa

Sistemas de suspensão, direção, freios do Pulse Abarth são comuns; já o diagnóstico do motor é protegido eletronicamente e limitado

O Pulse Abarth é um foguetinho. Com motor 1.3 turbo, flex, de quatro cilindros, e câmbio automático de 6 marchas, o primeiro SUV da marca empolga, ainda mais quando se aperta o botão vermelho ‘Poison’, no lado direito do volante. Também conhecido como Modo Sport, a ação do veneno dá impressão de se ter um carro diferente nas mãos. Fica mais ágil, esperto, firme, enfim, mais gostoso de dirigir.

Levamos o Pulse Abarth ao Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, na zona Leste de São Paulo, para uma inspeção dos principais sistemas undercar e motor do carro. Com ajuda do proprietário, o engenheiro Sergio Torigoe, constatamos que o Pulse Abarth tem eletrônica complexa e sofisticada, porém a reparabilidade dos sistemas de suspensão, direção, freios e demais componentes de desgaste natural é simples e sem mistérios.

No elevador

Na oficina do engenheiro Torigoe, erguemos o carro no elevador para uma inspeção visual dos componentes de suspensão, direção e freios. “Trata-se de um carro fácil de reparar, a suspensão é comum, o acesso aos filtros e sistema de freios é tranquilo. Tem bastante espaço para acessar todos os componentes, inclusive do motor”, avalia Torigoe.

No cofre do motor, o engenheiro destaca a necessidade de ter ferramentas apropriadas para trabalhar no carro. “Como todo motor moderno, o do Pulse Abarth não tolera erros do reparador, é tudo justo, mas, sem muitas dificuldades”, afirma Torigoe.

Torigoe chama atenção para a importância de cuidados com o sistema de arrefecimento e óleo lubrificante. “Para os reparadores não terem problemas futuros, recomendo sempre utilizar o óleo motor especificado pela montadora”. No Pulse Abarth, o óleo motor recomendado é Mopar Maxpro Synthetic 0W30 (Lubrificante totalmente sintético 0W30 ACEA C2). O cárter tem capacidade para 4,5 litros, na troca com filtro, sobe para 4,8 litros. Óleo e filtros devem ser substituídos a cada 10.000 km, ou após 12 meses, o que ocorrer primeiro.

O mesmo vale para filtros de combustível (10.000 km ou 12 meses). Já filtros de ar, devem ser checados a cada 10.000 km ou 12 meses e substituídos a cada 20.000 km ou 24 meses. As velas de ignição devem ser substituídas a cada 60.000 km, independente do tempo.

BOX

Dado interessante:

O manual do proprietário traz a seguinte recomendação (página G-13):

Veículos com motor TURBO 270 (Flex): para clientes que optem por abastecer o seu veículo exclusivamente com etanol, é recomendado o abastecimento completo do tanque de combustível com gasolina (no mínimo um tanque) a cada 10.000 km para reduzir prováveis contaminantes procedentes do etanol.

Clique aqui e baixe o Manual do Proprietário do Pulse Abarth

Diagnóstico

Na maioria dos scanners, o Pulse Abarth não aparece como opção para a realização de um diagnóstico completo dos sistemas do motor. Porém, nos scanners atuais, é possível ler parâmetros. “Na versão 23 do Rasther, ele reconhece o Pulse Abarth pela Toro 1.3 turbo”, explica Torigoe.

“Ao entrar, o aparelho lê o sistema SGW (Security Gatway – Portão de Segurança, em português), de proteção que exige conector próprio e compra de licença do software da linha Fiat, porém isso não impede de o reparador fazer um diagnóstico, é possível fazer a leitura completa do veículo, como análise gráfica, o trabalho da sonda lambda, percentual de combustível, todas as informações”, comenta Torigoe.

No entanto, o engenheiro explica que não é possível fazer nenhuma programação, nem apagar códigos de defeitos. “Para conseguir fazer isso, é preciso comprar o conector e pagar a licença, em Euros, pelo período que desejar, ou seja, 24 horas,  uma semana, um mês ou um período maior”, diz Torigoe.

Ficha técnica

PULSE ABARTH FLEX Turbo 270 AT6

Motor

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm

Cilindrada total: 1.332 cm³

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm

Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Eixo de comando de válvulas: 01 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto, direta

Combustível: Gasolina/Etanol

Transmissão

Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,459

2ª – 2,508

3ª – 1,556

4ª – 1,142

5ª – 0,852

6ª – 0,672

Ré – 3,185

Diferencial – 3,683

Tração: Dianteira

Sistema de freios

Comando: Comando hidráulico c/ comando a pedal e ESC de série

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm), com regulagem automática e refrigeração

Suspensão dianteira

Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos telescópico

Elemento elástico: Mola helicoidal

Suspensão traseira

Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes

Amortecedores: Hidráulicos telescópico

Elemento elástico: Mola helicoidal

Direção

Tipo: Direção elétrica de série com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de giro: 10,9 m

Rodas

Medida: 7,0” x 17”

Pneus: 215/50 R17

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.281kg

Capacidade de carga: 400 kg

Carga máxima rebocável: Não aplicável

Dimensões externas e capacidades

Comprimento do veículo: 4.115 mm

Largura do veículo: 1.777 mm (s/espelhos) 1.989 mm (c/espelhos)

Altura do veículo: 1.544 mm

Distância entre-eixos: 2.532 mm

Bitola dianteira: 1.484 mm

Bitola traseira: 1.510 mm

Ângulo de entrada: 20,0°

Ângulo de saída: 27,0°

Altura livre entre os eixos: 217 mm

Altura mínima do solo: 188 mm

Tanque de combustível: 47 litros

Desempenho

Velocidade máxima: 215 km/h (etanol) / 214 km/h (gasolina)

0 a 100 km/h: 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina)

Consumo

Ciclo urbano: 10,0 km/l (gasolina) / 6,8 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)

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