O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, responsável pelo Programa Carro 100% / Caminhão 100%, que visa incentivar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva de veículo, recomenda que motorista faça a revisão em uma oficina de confiança para preservação de seu bem.
Com as altas temperaturas do verão, por exemplo, uma das partes do motor que merece atenção na manutenção preventiva é o sistema de arrefecimento.
É importante checar o líquido do reservatório, as mangueiras, válvula termostática, ventoinha, interruptor térmico, bomba d’água e sensor de temperatura. Em caso de desgaste ou identificação de problema, é necessário fazer a substituição das peças, de acordo com as especificações do fabricante do veículo.
Também é importante verificar os seguintes itens na manutenção preventiva:
Sistema de freio: É recomendado trocar o fluido de freio uma vez por ano porque essa substância passa por uma reação química absorvendo a umidade do ar, e o motorista não percebe que o líquido está misturado com água e por isso não tem a mesma eficácia, comprometendo o funcionamento do sistema de freios. As pastilhas de freio precisam ser trocadas conforme a quilometragem estipulada no manual, do contrário, o disco pode ser danificado.
Pneus: Verificar a calibragem dos pneus e fazer a regulagem, conforme recomendação do manual do proprietário do veículo. Os pneus e o estepe devem estar em boas condições de uso. O rodízio de pneus, uma medida de economia importante, deve ser feito a cada 10.000 km rodados, garantindo vida útil maior. Ao fazer o rodízio é importante balancear e alinhar as rodas para evitar o desgaste prematuro dos pneus que também pode aumentar o consumo de combustível. Além disso, o alinhamento e o balanceamento das rodas garantem a dirigibilidade e segurança do automóvel. Quando essa manutenção é feita, toda a parte de suspensão do veículo também é inspecionada, podendo ser diagnosticado, em tempo, problemas na suspensão e amortecedores.
Sinalização: Verificar o funcionamento das luzes das lâmpadas das lanternas dianteiras, traseiras, de freio e ré, fazendo a substituição das que estiverem queimadas.
Faróis: Quando estão desregulados dificultam a visibilidade do motorista que trafega à noite e também ofuscam a visão de que vem na direção contrária e aos que trafegam bem na frente, podendo roubar a visão numa fração de segundos, o suficiente para causar acidentes. É possível fazer um teste visual para averiguar se os faróis estão regulados, basta acendê-los e estacionar o carro em frente a uma parede à uma distância de três metros. Assim, o próprio motorista verifica se eles estão alinhados para o lado direito ou se um está mais baixo do que o outro ou ainda se estão mais direcionados para o lado esquerdo.
Nivelar os feixes de luz é uma tarefa simples que pode ser feita em alguns minutos por um profissional habilitado. A checagem pode ser feita de forma manual ou por meio de alinhadores (reguloscópios). Recomenda-se fazê-la a cada seis meses ou se houver alguma ocorrência que desregule os faróis, como uma batida na parte frontal do carro. Até mesmo o excesso de peso na traseira ou na dianteira do veículo pode afetar a direção do facho de luz dos faróis.
Com o tempo, as lâmpadas também perdem a potência e ficam mais fracas, prejudicando a visibilidade. A troca deve ser feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme.
Cintos de segurança: A vida útil do cinto de segurança depende das condições em que o carro é exposto, e também do uso correto do item. O motorista deve observar periodicamente se há sinais de desgastes no cadarço e verificar se o fecho não está travando adequadamente. Ele tem que fechar e abrir corretamente. Todos os ocupantes do veículo devem estar usando o equipamento.
Palhetas do limpador de parabrisa: Para mantê-las em bom funcionamento, a troca deve ser feita uma vez por ano. Deixar de fazer a substituição, além de colocar em risco a segurança do motorista e passageiros, pode causar danos maiores ao carro. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada, e dependendo de seu estado, pode riscar o parabrisa. Por isso, se as palhetas deixam riscos nos vidros a serem acionadas, significa que já passou da hora de trocá-las. A borracha deformada, ao invés de retirar a sujeira, deixa uma névoa no vidro e se estiver rasgada inviabiliza a limpeza, prejudicando totalmente a visibilidade do motorista.
Verificar o nível de água do reservatório do limpador de parabrisa que deve ser abastecido com uma solução de água com aditivo apropriado para limpeza que ajuda na diminuição do atrito entre a borracha e o vidro, melhora a qualidade da limpeza e não corrói a borracha.
Macaco: Deve estar em perfeitas condições de uso.
Triângulo de segurança – Deve estar em perfeitas condições de uso.
A manutenção preventiva do veículo contribui para a segurança no trânsito, gera economia de combustível e reduz a emissão de poluentes.
Para obter mais informações sobre a manutenção preventiva, acesse o site do Carro 100% www.carro100.com.br.