fbpx

Como pagar o 13º salário dos funcionários da minha oficina sem me apertar?

É necessário planejamento para não sofrer no final do ano com o pagamento do 13º salário

Por Amanda Osti da Silva, da Oficina Inteligente

Quando o assunto é o pagamento de 13º salário da equipe nas oficinas, nós sabemos que o sufoco sempre se repete ano após ano. Diante dessa demanda, é comum o dono aproveitar o pico de final de ano para levantar a verba necessária para honrar com esse direito garantido pela Constituição Federal.

Entretanto, essa estratégia estilo “Deus proverá”, por mais que dê conta da situação, na maioria das vezes, está longe de ser a mais recomendada. Além de causar um grande impacto no caixa da sua oficina, contar com o final de ano para pagar o 13º é somar uma preocupação em uma época já cheia delas. Quem, afinal, precisa de mais estresse em meio a contratações temporárias, ações promocionais e provisionamento de peças para dar conta do pátio lotado?

Há, ainda, empresários que não conseguem levantar o valor no final do ano e recorrem a empréstimos para fazer os pagamentos. E vamos concordar que é essa solução deve ser a última alternativa, uma vez que o prejuízo dos juros poderia ser revertido em estratégias com um retorno muito maior para a sua oficina.

Mesmo sabendo disso, você deve pensar algo como: “Certo, mas o que eu posso fazer, então? É difícil arcar com isso de qualquer jeito”. Bem, não exatamente. Temos uma solução que envolve, sim, um pouco de trabalho, mas com certeza não vai comprometer as suas finanças e, de quebra, vai livrar a sua gestão de erros e multas por atraso ou irregularidade.

Basicamente, a raiz dessa solução é uma palavra que você já está cansado de escutar quando o assunto é gestão de oficinas: Planejamento.

Leia mais: A importância de investir em sua oficina de forma planejada


Embora seja ideal colocá-la em prática logo no início do ano, ainda dá tempo de experimentá-la a partir deste mês com algumas adaptações. Vamos lá?

Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br

1. Busque informação com o seu contador

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o 13º salário não engloba apenas o valor bruto de um salário extra. Por isso, é importante buscar orientação com o seu contador sobre os tributos que incidem sobre esse benefício, como FGTS e INSS. Assim, você consegue fazer um levantamento realmente preciso do que irá gastar com o montante dos pagamentos de toda a sua equipe.

2. Monte o calendário de pagamentos do 13º salário da oficina

 Procure fixar datas de pagamento das duas parcelas do 13º que não sobrecarreguem o financeiro da sua oficina e, ao mesmo tempo, não perca de vista os prazos estabelecidos pelo governo na hora de montar o seu calendário:

      1ª parcela (40% do salário): 1 de fevereiro a 30 de novembro

      2ª parcela (60% do salário): até o dia 20 de dezembro

Por fim, não se esqueça de incluir as obrigações fiscais no seu plano de pagamentos. Lembre-se, por exemplo, que o FGTS das duas parcelas é recolhido na primeira semana de dezembro, enquanto o IRRF e o INSS incidem apenas na segunda parcela.

3. Faça um plano de reservas ao longo do ano

Uma vez ciente do valor a levantar e dos prazos para cumprir com as obrigações do 13º salário da sua oficina, agora, sim, chegou o momento de definir o seu plano de reservas. Ao dividir o valor total levantado pelo número de meses pela frente até o fim do ano, você consegue determinar um valor a ser provisionado todo mês a partir dos seus ganhos.

Nessa lógica, como adiantamos no início deste artigo, quanto antes você começar, menor será o valor a separar por mês e, consequentemente, menor será o impacto no seu caixa.

Como a Oficina Inteligente ajuda oficinas de todo o Brasil a planejarem o pagamento do 13º salário

Na hora de planejar reservas para qualquer negócio, contar com a tecnologia pode realmente fazer a diferença. É nesse momento que entra a ajuda de um sistema ERP como a Oficina Inteligente. Com o nosso sistema, nossos clientes têm acesso a ferramentas que ajudam na organização financeira para provisionamentos, como Plano de contas e Agendamento manual de lembretes.

Pronto para fazer diferente e nunca mais comprometer as finanças da sua oficina com o 13º salário da sua equipe?

Esperamos que essas dicas realmente ajudem você nesse sentido. Se precisar da ajuda da tecnologia, você já sabe: conte sempre com a gente.

Amanda Osti da Silva, da Oficina Inteligente
www.oficinainteligente.com.br
(11) 4438-1890 / (11) 9 5829-6330

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *