Olá Pessoal, nesta nova série de dicas quero provocar em você leitor uma ação clara em busca de fazer a sua oficina crescer, quando conseguimos enxergar o que nos impede de crescer, estamos livres para planejar mudanças para o curto, médio e longo prazo, de acordo com o momento de sua empresa, mas é muito importante ter clareza que o primeiro passo é ter o conhecimento e o segundo é o comprometimento com a mudança e isso só depende de você.
Na edição passada falamos sobre a importância de valorizar um diagnóstico, do impacto no seu faturamento e também em relação ao posicionamento de mercado da sua empresa, atraindo assim clientes que valorizam seu trabalho e fazem sua oficina crescer. Nesta edição o assunto ainda continua sendo a equipe técnica. Vamos falar sobre eficiência da equipe técnica, é um assunto bem amplo que iremos dividir em três partes.
Nesta edição iremos falar da importância do conhecimento e planejamento do desenvolvimento individual de cada técnico, e nas próximas sobre coordenação de serviços e controles de indicadores, já na terceira parte falaremos sobre procedimentos e estratégias para aumentar a eficiência da equipe e fazer a sua oficina crescer.
Primeiramente vamos estabelecer a base do conceito de eficiência técnica, pois proporciona a melhor utilização do recurso tempo para execução de diagnósticos e serviços. Toda empresa tem um potencial volume de horas para vender aos seus clientes, que é determinado pelo número de técnicos e total de horas que estão disponíveis na empresa, a eficiência da equipe irá determinar a taxa de aproveitamento, ou seja, do volume disponível, quantas horas foi possível realmente vender. Lembrando que o tempo é um recuso que você não consegue estocar para uso futuro, se sua equipe está parada não tem como voltar no tempo e vender aquelas horas, então atenção na gestão de eficiência da sua equipe. O primeiro fator que está diretamente ligado à eficiência é o conhecimento técnico e habilidade dos seus mecânicos, tanto para execução de diagnósticos como também realização de serviços de orçamentos já aprovados. Cabe ao líder da equipe ou empresário, visualizar quais são as forças e fraquezas técnicas individuais, em dois eixos de avaliação, diagnóstico e execução, avaliando conhecimento teórico, prático, segurança e agilidade. Com o relatório da análise, o líder deverá fazer o planejamento da evolução de cada técnico, respeitando e trabalhando a melhorias de suas fraquezas e utilizando de maneira estratégica suas forças, garantindo assim um crescimento do mecânico de forma sustentável, onde a empresa consegue obter uma eficiência de execução e também conduzi-lo para um outro nível de soluções técnicas na sua evolução como profissional, obtendo assim a melhor relação de custo/benefício. Percebo que no mercado muitas empresas acabam focando apenas em controlar valor de venda de serviços do técnico, não observando as características (baixa ou alta complexidade), e através deste número consideram se o profissional é bom ou ruim, e muitas vezes focado na comissão individual o técnico se torna especialista em baixa complexidade, pois assim agrada a diretoria e também recebe um boa comissão no final do mês, porém o nível de solução técnica acaba ficando em segundo plano pois não dá dinheiro, por isso é de suma importância o planejamento por parte da empresa na gestão da equipe.
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Rodimar Marchiori, especialista em gestão de oficinas