O amortecedor, um dos principais protagonistas do sistema de suspensão, é responsável por suavizar os impactos entre o carro e as vias, controlar movimentos de abertura e fechamento das molas e manter o contato dos pneus no solo. “É essencial para garantir a estabilidade, dirigibilidade e segurança no trânsito, especialmente, em curvas”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, ressaltando a necessidade de fazer avaliações periódicas no sistema de suspensão, até mesmo verificando as condições dos amortecedores durante a condução do veículo.
Para identificar se o amortecedor está em boas condições ou já chegou a hora da troca, é preciso observar alguns indicativos, como o balanço da carroceria com o veículo em movimento. “Em uma rua plana, acelere e freie o veículo, observe a carroceria, caso ela oscile excessivamente, os amortecedores estão comprometidos”, diz. Mas, o coordenador de Assistência Técnica da Nakata, ressalta que não é possível considera-lo bom só pela carroceria estar estável nesse teste. Pneus também devem ser analisados e não devem estar escamados e com desgaste prematuro.
Uma outra forma de verificar as condições dos amortecedores durante a condução é observar o veículo em velocidades mais altas também é boa opção para verificar o estado do amortecedor. “Mesmo andando em linha reta, ao alcançar velocidade acima de 80 km/h, se o carro estiver com a direção imprecisa, sendo necessário corrigir a rota, é mau sinal para o amortecedor”, enfatiza. Há também perda de eficiência em curvas e freadas, precisando de maior distância para parar o veículo.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.