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Problemas nos cubos de rodas de caminhões

Falta de manutenção preventiva nos cubos de rodos de caminhões pode gerar acidentes

Muitos caminhoneiros, ao efetuar revisão nas paradas pelas estradas, acreditam que a simples troca de óleo e filtros já basta para viajarem com tranquilidade. No entanto, esquecem de fazer manutenção num componente muito importante, especialmente, para sua segurança e dos demais motoristas de outros veículos que trafegam pelas rodovias. “Eles não realizam a revisão nos cubos de rodas de caminhões por dois motivos – custo e pelo tempo que o caminhão fica parado”, afirmou o chefe da oficina da Tietê Veículos, Osvaldo Peres.

Segundo Peres, os cubos de rodas de caminhões, principalmente, na parte dianteira, são lubrificados por meio de graxa, produto que tem uma determinada vida útil. “A graxa, que gira no meio do rolamento, aquece e vai se desgastando e perdendo sua característica de lubrificação. Quando isto acontece, o desgaste passa para os rolamentos, encarecendo, assim, a manutenção”, explicou o chefe da oficina, lembrando: “A manutenção corretiva, geralmente, é mais cara do que a preventiva”.

De acordo com o chefe da oficina da Tietê Veículos, o caminhoneiro deve seguir a recomendação do fabricante do veículo. “Ao produzir o caminhão, são realizados diversos testes para identificar o tempo de vida útil de cada componente, inclusive, da lubrificação do veículo. O proprietário do caminhão deve seguir o manual e efetuar as revisões periódicas, inclusive nos cubos de rodas”, ressaltou Peres.

Para realizar a manutenção preventiva do cubo de rodas é preciso retirar o componente para substituir a graxa, bem como o retentor. “Isto impede que os rolamentos se danifiquem prematuramente e comprometa outras peças, como ponta de eixo, também conhecida como manga de eixo, e cubo de rodas”, explicou.

Como identificar problemas nos cubos de rodas de caminhões

Quando os rolamentos já estão danificados as rodas começam a fazer ruído. “O veículo roda um pouco mais áspero”, comentou. Já a graxa não avisa quando vence. Por isso, o chefe da oficina indica a manutenção preventiva. “É preciso desmontar os cubos de rodas para identificar se a graxa está perdendo suas características de lubrificação”, esclareceu Peres.

A falta de manutenção traz danos aos rolamentos e cria maior folga de cubo. “Com os rolamentos danificados, a folga de cubo vai aumentando e, cada vez que houver um impacto na roda, o processo de desgaste é acelerado. Pode vir, inclusive, a encavalar os roletes e travar as rodas, chegando até a cair”, advertiu.

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