Olá, amigo reparador, tudo bem? O tempo voa não é mesmo? Já estamos caminhando para mais uma virada de ano, e começam a chegar nas lojas os veículos com ano/modelo 2024, muita tecnologia embarcada, adequando-se às normas ambientais, buscando a redução de poluentes com mais eficácia. Pois bem, nesta forte onda do ambientalmente correto, navega de vento em popa, os veículos híbridos e elétricos, a pergunta que te faço: SUA OFICINA JÁ ESTÁ PREPARADA?
Há quem seja cético, pensa que não irá vingar, há quem acredita que será o fim do veículo a combustão interna, e tem aqueles como eu que acredita que teremos as duas tecnologias por muitos anos lado a lado, tentando oferecer o melhor desempenho, melhor custo/benefício e poluindo menos, porém esta parte trataremos em outra edição.
VEÍCULOS HIBRIDOS E ELÉTRICOS JÁ CHEGARAM AS OFICINAS, VOCÊ JÁ ESTÁ PREPARADO?
Como empresário, digo a você que nos acompanha:
“Não se deve esperar a chuva cair, ao menor sinal de tempestade, compre um guarda-chuva!”
Leandro Marco – General Tech
Há mais ou menos 2 anos, começamos a treinar nossa equipe, para receber os veículos híbridos e elétricos, realizar a aquisição de ferramental e equipamentos apropriados. Recebemos críticas, dizendo, que era cedo demais, investimento desnecessário, pois nem temos veículos elétricos ou híbridos em números expressivos no nosso portifólio de clientes e região. Outra justificativa que apresentavam é que os veículos em garantia, não iriam chegar nas oficinas tão cedo. Então vamos lá:
Em edições anteriores, apresentamos informações, como a biblioteca técnica da SIMPLO, chamada SIMPLO Elétricos, manuais para trabalhar com híbridos e elétricos, onde estávamos fazendo o atendimento a um BMW I8, veículo híbrido com um motor 1.5 turbo a combustão. Contato para aquisição dos manuais SIMPLO: (054)98438-7274 (Paulo- Diretor comercial)
Nesta edição, trazemos a você leitor o atendimento que fizemos em dois Toyotas RAV4 Hybrid, que sofreram danos por erros de manutenção e tentativas de reparos sem o devido conhecimento técnico.
Falhas apresentadas: Vou enumerar os veículos como RAV4 01 e RAV4 02.
O RAV4 01, passou por uma troca de motor a combustão, devido a um acidente, com a quebra do cárter, vindo a danificar o motor por completo. Ao realizarem a troca do motor, sem a devida informação técnica, durante a instalação, fecharam curto-circuito no chicote elétrico da injeção eletrônica, afetando o módulo de gerenciamento entre motor a combustão e sistema de controle do motor elétrico, chamado de sistema de controle híbrido. Porém o fato mais complexo, aconteceu no RAV4 02, pois, durante um serviço de lavagem do veículo, houve danos por infiltração de água, no sistema de controle da bateria de alta tensão e seu sistema de recarga e fornecimento de corrente elétrica para o motor elétrico.
Por causa dessa falha, foi necessário substituir todo o conjunto da bateria do veículo, pois a tentativa de reparo, danificou o sistema por completo.
Danos pela água:
Queima do módulo de controle de recarga da bateria de alta e bateria auxiliar de baixa tensão.
Tentativa de reparo sem o devido conhecimento sobre o sistema:
Módulo dos relés de controle do sistema hibrido, onde fizeram um jumper com um raio de bicicleta (devido a espessura e material analisado), tentando substituir a lamina fusível da placa rompida pelo curto:
Assista o vídeo que apresentamos esta falha, explicando o risco de um incêndio no veículo
Este veículo será necessário substituir toda a bateria de alta tensão.
Conhecendo a bateria do veículo híbrido:
Sistema de ventilação forçada, um eletro ventilador, faz a circulação de ar por baixo da bateria refrigerando as células de energia.
Inserido na bateria entre suas células temos 04 sensores de temperatura para monitorar a refrigeração e um sensor na entrada de ar do eletro ventilador:
O módulo de relés de controle fica ao lado direito da bateria, junto ao eletro ventilador:
Para realizar a manutenção, análises no componente, é necessário utilizar luvas para alta tensão, desativar a chave comutadora de segurança:
Equipamentos para Diagnóstico de veículos híbridos e elétricos:
A AUTEL, tem uma linha específica, que o nosso fornecedor oficial da marca, a GYNPROG de Goiânia (GO), traz para o mercado brasileiro, o KIT EV, que compõe o Scanner 909, como o que utilizamos em nossa oficina. Para interessados, deixo o contato para compra direta, ao ligar fale que é leitor da Revista Reparação Automotiva, e a equipe do José Honório, irá fazer um atendimento diferenciado para você. GYNPROG (062)3414-5400.
O que consigo verificar com scanner AUTEL 909 no sistema Híbrido do RAV 04?
Todos os módulos existentes no veículo, com uma visão topológica de quantas unidades eletrônicas estão presentes.
Além de todos os parâmetros necessários para o funcionamento do sistema híbrido, como temperatura, recarga e estado da bateria, é possível realizar testes da mesma, testes dos sensores. ATENÇÃO: nenhum scanner faz a equalização das baterias. Para equalização das baterias existe um equipamento apropriado, também fornecido pela GYNPROG, fabricado pela MSG da Ucrânia, em que ao trocar uma célula, faz-se necessário a equalização delas.
Sempre que for substituir alguma célula do pack de baterias, faz-se necessário o uso do MSG800, para que ela funcione corretamente.
Encerramos assim, mais uma matéria junto com a Revista Reparação Automotiva. Agradecemos a você que nos acompanha todos os meses, buscando informações seguras, por colunistas, profissionais que vivem o dia a dia do reparo e manutenção de automóveis. Como muitos dizem, “vivemos o chão de oficina”, até a próxima!
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva