Para desenvolver um estoque lucrativo o olhar estratégico é a chave para ter o controle do seu negócio em dia
Por Amanda Osti da Silva, da Oficina Inteligente/ Foto: Divulgação
A gestão de estoque costuma não receber a merecida atenção no segmento da reparação automotiva. Com a exceção óbvia das autopeças, é comum vivenciarmos nas oficinas a famosa prática do “olhômetro” – a compra feita somente diante da falta do produto. Essa atitude, porém, não só compromete resultados, mas também traz prejuízos nem sempre fáceis de reverter.
Por isso, é urgente que todo dono de oficina passe a enxergar e tratar o seu estoque como investimento – um fator determinante no lucro do seu negócio. Para isso, nós separamos 4 medidas que vão ajudá-lo nesse sentido.
1. Compre apenas o necessário (quantidade e itens)
Já dizia o ditado: peça parada é dinheiro parado. Por outro lado, para muitos, não é fácil encontrar o equilíbrio entre o mínimo e o máximo necessário nas prateleiras. Se esse é o seu caso, vale começar pelo seu histórico de atividades.
Se a sua oficina ainda não conta com um registro preciso de entradas e saídas, procure examinar as suas ordens de serviço sob esses dois pontos:
- Quais são os modelos mais atendidos?
- Qual é o volume médio de cada item por mês de serviço?
2. Compre no momento certo
Preparar-se para as épocas de pico garante preços melhores com o fornecedor, evita compras de emergência e garante margem para negociação. Logo, para obter tudo isso, o ponto de partida é o mesmo da medida 1. Examine o histórico de atividades e identifique os picos da sua operação. A partir disso, basta estimar uma média sobre os produtos utilizados com uma margem de segurança e, assim, planejar antecipadamente as compras com os seus parceiros.
3. Compre dentro do custo adequado
Novamente, o histórico de atividades contribui para garantir a sua margem de lucro. Ao levantá-lo, desta vez, procure analisar os valores dos produtos nos últimos meses. Assim, você tem uma ideia precisa dos seus custos e determina uma margem razoável para negociação em compras futuras.
Em tempo, vale o lembrete: antes de “prechinchar”, não deixe de considerar a inflação e eventuais oscilações do mercado na sua análise.
4. Selecione os seus fornecedores
Para agilizar suas compras, garantir a demanda e obter um resultado ainda melhor nos seus serviços, é fundamental analisar seus parceiros. Para isso, faça uma lista dos seus fornecedores e dê uma nota de 0 a 10 nas seguintes categorias: prazo, qualidade, referências, preço, pós-vendas, flexibilidade e entrega, mantendo a relação sempre atualizada. Dessa forma, você enxerga com clareza quais são as melhores opções diante de situações que demandem um ou mais desses pontos.
Como a Oficina Inteligente ajuda a sua oficina a ter um estoque lucrativo
Fazer esses processos costuma ser uma tarefa trabalhosa e exige precisão do gestor da reparação. Diante disso, a Oficina Inteligente, através de uma profunda análise das necessidades do setor, desenvolveu um conjunto de ferramentas focadas em facilitá-los. O resultado não poderia ser outro: através de recursos como a análise de estoque, oficinas de todo o Brasil têm a oportunidade de conquistar um gerenciamento de estoque ágil, estratégico e lucrativo.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos
Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários
Leia mais notícias da seção Reparação Motos
Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva