Mais uma vez, a Cofap saiu na frente e se tornou a primeira marca a oferecer amortecedores para o segmento de motocicletas crossover de média cilindrada no mercado de reposição. Os novos componentes atendem os modelos Honda NC 700X e NC 750X. Até então, essa categoria contava apenas com peças no mercado original, e custo elevado, ou recondicionadas, que não proporcionam a mesma segurança de um produto original ou com a marca Cofap.
Com excelente custo-benefício, estão disponíveis com o código MSC41014 e podem ser aplicados nas motos NC 700X (fabricados de 2013 a 2015) e NC 750X (produzidas de 2015 a 2021). As motocicletas na configuração Crossover são as preferidas daqueles que gostam de versatilidade, pois trafegam na cidade, na estrada e até em pequenos desafios nas estradas de terra. De acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) foram fabricadas mais de 16 mil unidades dos dois modelos entre os anos de 2013 e 2021.
A força da marca Cofap
Para o segmento de duas rodas, a marca Cofap disponibiliza o mais completo portfólio de amortecedores do mercado, com a mesma confiabilidade do produto original. São mais de 60 códigos que atendem vários modelos de diversas montadoras, além de Honda, como Dafra, Haojue, Harley Davidson, Kawasaki, Shineray, Suzuki e Yamaha, com cobertura de 97% da frota circulante.
Para garantir qualidade, durabilidade, dirigibilidade e, consequentemente, a segurança, que se tornaram referência no mercado de reposição, os amortecedores Cofap são desenvolvidos de acordo com parâmetros e especificações dos produtos genuínos, ao contrário de outras marcas que produzem amortecedores mais econômicos, com tecnologia diferente daquela que vem de fábrica ou até com menor número de componentes internos. Além disso, graças ao know how adquirido em mais de 70 anos de fornecimento de amortecedores para a indústria automotiva, os produtos Cofap garantem a melhor experiência de condução para os motociclistas.
Em termos de tecnologia, os amortecedores de suspensão podem ser bi tubulares (compostos por dois tubos, um tubo reservatório e um tubo de pressão, montados um dentro do outro), sendo usados geralmente aos pares; ou monotubulares (compostos por apenas um tubo, que contém dois compartimentos, reservatório e de pressão, separados por um pistão flutuante), sendo que neste caso é aplicada uma única peça na suspensão traseira das motos.
A tecnologia mais comum é a bi tubular, como vemos nas motos de baixa cilindrada. Possui uma válvula de compressão (que controla a passagem do óleo entre o tubo reservatório e o tubo de pressão), contribuindo com a mola para amenizar o fechamento da suspensão, e uma válvula de tração (que controla o movimento de abertura da suspensão), proporcionando mais estabilidade e conforto, tanto para alta como para baixa velocidade. Vale destacar que algumas marcas substituem a válvula de compressão por um simples orifício no tubo de pressão, o que limita significativamente o desempenho do amortecedor. Além disso, o projeto Cofap permite a circulação da quantidade ideal de óleo, conforme a exigência da suspensão durante a condução da moto, com a consequente melhoria da dissipação de calor e ganhos na eficiência, na performance e na durabilidade da peça graças à menor perda de óleo por evaporação e manutenção do índice de viscosidade mais adequado ao projeto da moto.
Atualmente, as motocicletas esportivas, crossover e as off road utilizam apenas um amortecedor (conhecido como monoshock) na suspensão traseira, podendo ser bi tubular ou monotubular, sendo que a tecnologia do monotubular proporciona maior eficiência no controle do movimento da suspensão traseira. Aqui, vale comentar que a Cofap desenvolve, também, amortecedores com a tecnologia monotubular para motos que utilizam, originalmente, a tecnologia bi tubular. Com isso, a marca oferece aos aficionados por motocicletas um produto com tecnologia mais avançada que o próprio produto original para o mercado de reposição.