É necessário ter muita atenção com as informações que chegam sobre manutenção e reparo nos carros elétricos e híbridos
Todos nós reparadores já temos muitas informações sobre reparo em carros elétricos e híbridos. Em alguns cliques, na internet, você encontra várias informações, algumas reais outras nem tanto. Assim a vida de quem quer iniciar no ramo de reparação de carros elétricos e híbridos se torna instável porque sempre terá a necessidade de selecionar essas tantas informações que chegam aos montes.
Sabemos que os carros elétricos não usam combustível, portanto não emitem nenhum tipo de poluição nem mesmo existe escapamento, mas em outro artigo que já escrevi por aqui (Edição.181), mostrei que a fonte de onde a energia é produzida (matriz energética), pode sim poluir e muito. Os carros elétricos e híbridos possuem manutenções tão periódicas e minuciosos quanto um carro com o motor a combustão, portanto a informação de que não haverá mais manutenção nesse tipo de automóvel não é verdade, ou seja, mais uma das informações que a internet disponibiliza gratuitamente, mas que não é verdade.
Já mencionamos aqui também em outro artigo sobre os cuidados que os mecânicos e reparadores devem ter (Edição. 179), antes de iniciar diagnósticos e reparos nos carros elétricos, pois precisam de utilizar todos os equipamentos necessários, como por exemplo, chaves isoladas, luvas, botas, elevador com aterramento, a área onde o veículo se localiza tem que estar isolada e não esquecer a conferência em duas etapas, ou seja, dois profissionais conferindo tudo no mesmo veículo para que não haver erro.
Como os veículos elétricos e híbridos possuem uma bateria com alta voltagem (AC corrente alternada) ele se torna de certa forma, perigoso para o reparador, portanto somente um profissional com treinamento e capacitação para entender o sistema, estará habilitado para realizar as manutenções adequadas. Esses veículos costumam ter problemas mecânicos e apresentam desgastes nos eixos motrizes, nas homocinéticas, freios e suspensões. Neste caso, como o reparo na suspensão por exemplo, o profissional terá que desarmar ou desativar todo o sistema elétrico do veículo através de uma chave chamada Inter look.
Para os desavisados que querem realizar manutenção e reparo nesse tipo de veículo, muita atenção! Em hipótese alguma bata na suspensão ou provoque impactos ao remover uma peça, pois estes veículos possuem sensores de impacto, os quais detectam sons, vibrações e barulhos. Estas pancadas ou impactos, podem ativar um sistema de bloqueio ou de mau funcionamento do sistema elétrico do veículo. Um exemplo, normalmente os reparadores costumam bater ao remover uma balança da suspensão, uma bucha da suspensão ou qualquer outro tipo de peça, com ferramentas de impacto.
O veículo pode ‘perceber’ e irá gerar um defeito que não existia. Toda a manutenção deste tipo de veículo deverá estar adequadamente alinhada com o profissional e ele saberá que ao início dos serviços, além de todos os equipamentos como elevadores isolados e aterrados, ele também deverá desativar a carga elétrica do veículo que irá trabalhar. Não caia na conversa de que isso não é necessário ou que não vai acontecer nada.
Lembre-se, a sua segurança é o mais importante nesse momento e fazendo o procedimento correto que o fabricante recomenda, não haverá danos nem no veículo e nem no operador do reparo.
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