O marketing da oficina e o relacionamento com o cliente vai muito além das promoções e ofertas que o seu negócio promove
Às portas de 2024, resolvi trazer um assunto que com certeza é uma virada de chave na reparação: marketing para oficinas automotivas. Digo isso porque a atenção para essa área da empresa é um dos grandes marcos na profissionalização do setor. Afinal, quem é oficineiro raiz ou cresceu neste meio nos anos 90 e 2000 (o que foi o meu caso) sabe que a palavra marketing era algo totalmente fora da realidade de uma oficina.
Porém, os tempos mudaram. A concorrência aumentou. Serviço bem feito e promoções não seguram mais a clientela como antes. É preciso oferecer algo a mais – e esse algo certamente não é lembrete de promoção no celular. É neste momento que o marketing entra na jogada.
Branding e o marketing da oficina para a reputação do seu negócio
De forma bem geral, chamamos de branding um conjunto de ações feitas com o objetivo de despertar sensações, emoções e lembranças positivas nos clientes em relação a uma marca – no caso, a marca da sua oficina. São atitudes, escolhas e detalhes que despertam um interesse além do uso. Temos um grande exemplo no mundo dos smartphones: toda marca entrega um que funciona, mas apenas uma é preferência mundial. Com certeza você pensou nela neste momento – afinal, ela investe bons milhões em branding todo ano.
A boa notícia é que a sua oficina também pode fazer dentro dos seus recursos. Para começar, vale conversar com um designer para criar ou repaginar o logotipo da sua oficina em algo mais diferenciado. Ou, nas redes sociais, trazer um pouco da trajetória, do dia a dia, dos valores e da relação da sua oficina com a clientela e o bairro onde ela está. Tudo isso gera autoridade, lembrança e conexão – ingredientes perfeitos para conquistar a preferência e o coração dos seus clientes.
Trate o cliente como mais que um cliente
Falando em clientela, sempre é bom reforçar: não se lembre dela apenas para mandar promoções. Afinal, quem gosta de ser lembrado como o chato do folheto? Para isso, conheça mais quem chega à sua oficina. Através de informações-chave (como gênero, aniversário…), você pode direcionar ações e comunicação certeiras para que ele se sinta especial. Vale SMS de aniversário, brinde de Dia das mães… Assim, a sua oficina passa a ser lembrada pelo cuidado nos detalhes e por produzir a tão desejada ação de encantamento.
Logicamente, seria loucura fazer todo esse processo manualmente. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é essencial. Nesse ponto, um dos recursos essenciais, na minha opinião, é um bom sistema ERP, como o da Oficina Inteligente. Com ele, você consegue armazenar as informações dos seus clientes e, a partir delas, disparar campanhas de marketing não apenas para promoções focadas, mas também para mostrar que você realmente se importa com o seu cliente.
Agregando valor: sua oficina fazendo a diferença
Todo mundo já cansou de ouvir sobre a importância de agregar valor, mas pouco se fala sobre como fazer isso em uma oficina. Na verdade, isso não é difícil. Basta pensar no seu dia a dia e fazer a si mesmo a seguinte pergunta: O que eu posso fazer (e o meu concorrente não faz) para melhorar a experiência dos meus clientes e de todos os potenciais clientes que entram em contato com a minha oficina (no digital ou no físico)?
Isso facilita o levantamento de ações em que você pode investir para se destacar. Por exemplo, se você percebeu que seus clientes têm dificuldade em entender o básico sobre manutenção de carros, você pode começar a trazer informações sobre o assunto em uma linguagem simples e acessível nas redes sociais. Assim, você traz um conhecimento que vai se reverter em conscientização e economia para o seu cliente – e ele com certeza vai te agradecer trazendo o carro para a sua oficina sempre que precisar.
E quando o assunto é sistema para oficinas, sempre é bom lembrar: você pode contar com a Oficina Inteligente .
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