fbpx

Carro elétrico dá choque em contato com água?

Uma dúvida comum entre muitas pessoas, será que ao entrar em contato com a água os ocupantes do carro elétrico levam choques

Não é de hoje que nosso país e tantos outros tem problemas com enchentes e alagamentos. E isso traz uma preocupação nos tempos atuais para os consumidores proprietários de carros elétricos e sempre tem aquela pergunta: Carro elétrico dá choque em contato com a água?

Durante décadas as pessoas sofreram com fortes enchentes e alagamento, cidades congestionadas devido ao grande volume de água. Muitos proprietários de automóveis arriscam-se ao passar por níveis de água levando o veículo a uma parada súbita e todos nós sabemos que após isso, ou seja, ter contato com a água o automóvel nunca mais será o mesmo, pois surgem vários defeitos elétricos.

Estes problemas são comuns em veículos com o motor a combustão, porém, com a chegada dos modelos elétricos e híbridos, quais os problemas que podem acarretar com a nova tecnologia ao passar por uma área afetada pela enchente?

A história sempre nos mostrou e com um certo temor que a água traz problemas elétricos já que o líquido é um excelente condutor de eletricidade.

Mas se um carro elétrico tivesse contato com água em abundância seus condutores estariam correndo algum tipo de risco de vida ou mesmo de danificar o veículo?

Os veículos elétricos tem grande tecnologia embarcada, por isso, não faz nenhum sentido uma montadora que investe bilhões de dólares em pesquisas, desenvolvimentos, parque fabril, fazer um automóvel que sacrifique a segurança dos passageiros, somente para ter uma nova tecnologia de propulsão e abrir um novo mercado.

A nova tecnologia dos veículos elétricos traz uma selagem e vedação implacável nas baterias, conectores, cabeamento e módulos eletrônicos, para que não haja contato com a água. Mas, e se alguma vedação ou selagem falhar durante a vida do veículo elétrico o que pode acontecer?

Os veículos elétricos trazem módulos específicos e sistemas que detectam qualquer tipo de fuga de corrente e curto-circuito, sendo assim, então se algum componente eletrônico falhar os módulos entraram em funcionamento e desarmam todo o sistema elétrico e eletrônico do veículo, assim, derruba toda a carga existente e faz com que ele desligue imediatamente.

Tudo isso faz com que o carro elétrico seja extremamente seguro em alagamento ou enchentes muito mais que o carro com o motor a combustão.Também há algumas vantagens sobre o carro com motor a combustão interna. Uma delas é o sistema de exaustão ou escapamento que no carro a combustão a água é sugada pelo escapamento levando a quebra do motor. No carro elétrico não existe escapamento.

Como as baterias de um carro elétrico são hermeticamente seladas o veículo tende a flutuar em um possível alagamento.Por isso haverá um tempo que será muito comum vermos veículos a combustão parado com danos devido à água e os carros elétricos andando normalmente parecendo barcos.

No entanto é necessário atenção pois essa realidade não se aplica aos veículos híbridos já que eles utilizam as duas tecnologias, um motor a combustão e um sistema elétrico em funcionamento.

Sandro Rogério Stoco – CEO da Stoco Centro Automotivo

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *