fbpx

Como trocar a embreagem do Fiat Uno Fire 2003

Reparador deve se atentar aos detalhes na hora do procedimento de troca da embreagem do Fiat Uno Fire 2003, por envolver vários itens e realizar as substituições necessárias

De grande complexidade, a troca de embreagem exige um maior tempo e atenção do reparador durante o procedimento de troca, conforme o veículo utilizado, devido ao número de itens que são retirados. Para realizar este procedimento, a Valeo, através de Gerson Nerath, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios, e Fábio de Almeida Barros, mecânico da Auto Check Saúde, explicam os passos e principais cuidados.

Produtos utilizados no procedimento

Segundo os técnicos, a troca da embreagem depende muito da condição de uso (severo, médio e rodoviário) do veículo, em uma média geral é recomendada entre 70.000 a 90.000 km. O tempo de troca do kit de embreagem varia conforme o tipo do veículo, neste caso a aplicação ocorreu no modelo Uno Fire que dura em média 3 horas.

Gerson Nerath, da Valeo, e Fábio de Almeida Barros, da Auto Check Saúde

Passo-a-passo da troca de embreagem no veículo Uno Fire Fiat ano 2003

Antes de iniciar a troca, o primeiro passo é usar uma ferramenta conhecida como dinamômetro para medir a carga do sistema de acionamento juntamente com a carga do platô. Para isto, retire o tapete e coloque o dinamômetro no pedal da embreagem. Durante esse procedimento não pressione a pedaleira até o final do curso (o pedal não deve tocar o assoalho). Repita esse procedimento até 3 vezes e faça uma média do esforço do sistema. Até 9kg é considerado dentro do padrão, acima disto demonstra a necessidade da troca da embreagem.

Para iniciar o procedimento, desmonte os componentes da parte superior do veículo. Desconecte a bateria e retire o cabo da embreagem.

Remova as rodas dianteiras.

Após, inicie o processo de desmontagem dos componentes da parte inferior para chegar até a embreagem. Entre os componentes retirados estão peças de suspensão e transmissão.

Esgote o óleo do câmbio no recipiente adequado.

Remova os componentes e a caixa de câmbio.

Na hora da análise e troca das peças se atente:

    • Tubo Guia: verificar se não tem nenhum desgaste (no local onde o rolamento trabalha) e se o rolamento está se deslizando perfeitamente;
    • Retentor do eixo piloto: caso existam sinais de vazamento, troque o item;
    • Garfo de acionamento: verifique a necessidade da troca;
    • Buchas de fixação do Garfo: Analise o grau de desgaste destes itens;
    • Disco novo: Verifique as estrias do disco novo em relação ao eixo piloto. Analisar se ele está deslizando livremente sobre o mesmo. Atenção no momento da montagem do disco, pois a contaminação de graxa ou outro corpo estranho poderá ocasionar posterior trepidação;
    • Cabo de embreagem: Verifique se o mesmo não está ressecado ou com a capa trincada, lembrando que é indicada a troca do cabo no momento da troca do kit de embreagem,
    • Sempre lavar a caixa de câmbio a seco, pois ela ajuda a controlar a temperatura ideal do funcionamento da embreagem.

    Retire o volante e analise seu estado. Verifique a condição de sua pista, se ele não está deformado, com sulco profundo, empenado ou vidrado, pois caso monte a embreagem com o disco neste estado irá causar trepidações. Neste caso o ideal é mandá-lo para retífica. Se não houver necessidade de retífica lixe o volante do motor para retirar o material impregnado, sempre no sentido anti-horário. Após, inicie o procedimento de montagem, recolocando e trocando os componentes necessários conforme a desmontagem.

    Instale o kit de embreagem e centralize o disco com o pino guia. Lembrando que os parafusos de fixação do platô devem ser torqueados em cruz.

    Depois da montagem, faça a nova medição com o dinamômetro.

    Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

    Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

    Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

    Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

    Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

    Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

    Veja mais notícias do mercado automotivo

    Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

    Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

    Leia mais notícias da seção Reparação Motos

    Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *