As bobinas ou magnetos são eletroímãs, que quando recebem tensão (12 ou 24 volts), são utilizadas nos sistemas de embreagem eletromagnética de muitos compressores de ar-condicionado automotivo.
Quando excitadas com 12 ou 24 volts, criam uma indução magnética, e fazem a aproximação do platô (espelho, cubo ou campana) de embreagem contra a polia conduzida do compressor.
As bobinas 12 volts têm uma resistência por volta de 3 a 5 ohms a 20°C e um consumo de corrente de cerca de 2,5 a 4,5 ampéres.
Quando há o aquecimento demasiado da bobina, ela pode derreter o verniz isolante dos fios do enrolamento, assim baixando seu isolamento, ela pode entrar em curto e queimar.
Geralmente a bobina queima por fatores externos, como tensão maior que a normal ou aquecimento demasiado, causado por falta de arrefecimento no condensador ou até mesmo um filtro secador saturado (ASTRA é comum).
Se o rolamento da polia do compressor estiver ruidoso, com desgaste, certamente vai gerar maior aquecimento, o que poderá afetar a durabilidade da bobina, além é claro das vedações do compressor também.
Ligação na escala de 200ohms para medir a resistência de uma bobina.
Se a resistência ôhmica da bobina for baixa, a bobina tende a entrar em curto e queimar.
Algumas bobinas possuem dispositivos de proteção contra a temperatura, um sensor que se exposto a cerca de 110°C abre um contato e interrompe a corrente para o bobinado até que a temperatura baixe, uma espécie de disjuntor.
Muitos compressores possuem diodos junto às bobinas, para evitar um pico de corrente no relé, ao desligar a bobina. Quando o chicote da bobina está rompido e nova ligação é feita, se a polaridade for invertida, pode queimar o diodo, CUIDADO!
(Na bobina do compressor CVC, de um lado fica o diodo (na entrada dos fios) e do outro fica o termofusível).
O correto é procurar a causa deste aquecimento, pois a falta de arrefecimento, por um problema elétrico no eletroventilador, pode ocasionar sobrecarga e temperaturas altas no compressor, o que leva à queima da bobina.
Detalhe da bobina do compressor aquecida pelo atrito com a polia PAJERO 95
O isolamento baixou e esta bobina pode entrar em curto (queimar).
Detalhe de uma bobina e um rolamento danificado ZEXEL
Algumas bobinas até podem ser reparadas, fazendo-se novo enrolamento em oficinas especializadas. Mas o recomendado é trocar por peça nova.
Alguns compressores já não utilizam embreagem eletromagnética, dispensando o uso de bobinas de embreagem, assunto para uma outra edição.
Colaborou Mario Meier Ishiguro, proprietário da Ishi Ar-condicionado Automotivo.