O mercado precisa de profissionais especialistas em remanufaturar as baterias para que os veículos elétricos sejam viáveis
Por: Sandro Stoco/ Foto: Divulgação
O setor de automóveis no mundo passou a se preocupar em ser cada vez mais Environmentally Friendly (amigo do meio-ambiente), tornando a mobilidade das pessoas mais sustentável no mundo, e isso levou a um caminho sem volta, como a importância em remanufaturar as baterias. Montadoras como Tesla, General Motors, Rivian, Volkswagen, Ford, Toyota e também as de luxo como Porsche, Mercedes-Benz, Volvo, BMW, entre outras, ou seja, desenvolverem carros elétricos e híbridos. Até agosto de 2023 no mundo, existiam 27 milhões de veículos elétricos e a perspectiva é que, até 2026, serão 100 milhões, já em 2040 deve somar 700 milhões, essa projeção é da Bloomberg EF.
Somente nos EUA, país pioneiro nessa era da eletrificação, foram vendidos mais de 1 milhão de carros elétricos e híbridos no ano de 2023 e, segundo dados levantados pelo site EV-Volumes, o Tesla Model Y foi o carro elétrico mais vendido no mundo no ano passado.
Portanto, os carros elétricos estão tomando conta das cidades nos EUA e do resto no mundo, mas o que faz esse tipo de carro funcionar é um componente chamado BATERIA.
A bateria é como se fosse o coração do veículo, ela é responsável pelo acumulo de energia, ou seja, ter reserva disponível para ser entregue ao carro sempre que ele precisar, como: acionar a partida (ligar o carro), dar autonomia para o carro (tempo de uso), potência, ligar itens eletrônicos (som, luzes, faróis, entre outros componentes).
As montadoras garantem em média 5 a 8 anos as baterias. No Model Y, por exemplo, a Tesla oferece 8 anos ou 100 mil milhas de garantia da bateria. Isso significa que, se ela tiver algum problema nesse período, a fábrica cobre a garantia, mas após esse tempo o carro não terá mais garantia. O componente mais caro para ser trocado no veículo é a bateria.Primeiro você precisa entender sobre a autonomia dessas baterias.
Considerando que o normal para a bateria do carro elétrico é uma autonomia de 90 a 180 mil quilômetros, por ano, isso dá um total de 1.000 ciclos de carga antes que a bateria pare de funcionar totalmente e precise ser trocada.
Nessa visão, a cada 1000 ciclos de carga, a bateria deixa de funcionar (milhares e milhares de veículos atingem esses números todos os dias), e terá que ser substituída por uma nova, só que este componente vale muitas vezes a metade do valor do veículo, chegando até ao valor total do modelo após sua depreciação. Sendo assim, qual é a melhor opção?
Com certeza remanufaturar a bateria.
Por isso eu afirmo, o mercado precisa de profissionais com o conhecimento técnico para reaproveitar essas baterias.