O número de brasileiros desejando conquistar um carro próprio tem crescido nos últimos anos. Para se ter uma ideia, 70% das pessoas economicamente ativas têm o interesse em adquirir um carro no Brasil, segundo o Índice de Mobilidade do Consumidor, elaborado pela consultoria EY. Diante deste cenário, consumidores se questionam: qual é a melhor opção: Carro por assinatura ou comprar um carro?
“Se pararmos para pensar, ambas as opções possuem inúmeras vantagens e desvantagens”, comenta Stefano Mazzaferro, diretor de vendas da Kovi, startup de carros por assinatura. De acordo com o profissional, o ponto principal é entender qual delas é a ideal para o momento financeiro de cada indivíduo. ” Por exemplo, se o consumidor não tem condições financeiras de lidar com um financiamento e não quer lidar com a burocracia de adquirir um veículo novo, a assinatura de um carro é a melhor opção. Agora, se o objetivo for ter um carro próprio para ter maior liberdade e independência, a melhor opção é o financiamento”, explica.
Então, para qualquer decisão, é necessário planejamento e diagnóstico das finanças antes de dar um primeiro passo. Para ajudar as pessoas a entenderem melhor as vantagens de financiar ou não um veículo, o executivo listou algumas dicas. Confira:
Vantagens da Assinatura: quando se adquire um veículo por assinatura, o consumidor não precisa lidar com algumas atividades consideradas burocráticas, como IPVA, documentação, seguro e manutenção do carro. Consequentemente, o número de clientes por assinatura dobrou nos últimos três anos. Em 2020, 80 mil pessoas contrataram o serviço, enquanto em 2023 foram 160 mil, segundo dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).
Além disso, essa opção permite que o motorista devolva o veículo ao final do prazo estabelecido no contrato, livrando-o de preocupações ligadas à revenda e depreciação, presentes no dia a dia de quem opta pelo financiamento. Com essa opção, o consumidor tem ainda a oportunidade de escolher por quanto tempo deseja ficar com o veículo, quanto pretende rodar com o carro e saber exatamente quanto gastará durante o uso do serviço.
Vantagens do Financiamento: Quando falamos sobre financiamento de veículos, a primeira coisa que vem à mente é o preparo financeiro. Isso porque ele vem acompanhado de alguns custos como emplacamento, documentação, IPVA, licenciamento, seguro e revisões. Quem adquire o automóvel conta, idealmente, com pagamentos que cabem no bolso. Além disso, ele permite que o condutor tenha mais liberdade para ir para qualquer lugar, a qualquer momento, sem que seja necessário se preocupar com o transporte público ou a disponibilidade de carros de aplicativo, e explorar novos destinos, que deixarão boas memórias no futuro.
“Na dúvida, é importante que o consumidor coloque na ponta do lápis os gastos fixos da assinatura de carro e do financiamento. Dessa forma, ele conseguirá escolher a opção que mais cabe no seu bolso e evitar contratempos futuros”, finaliza o executivo.