As baterias de Íons de sódio prometem uma revolução no segmento de automóveis elétricos. Elas custam menos, carregam mais rápido e são mais fáceis de produzir e descartar
Vivemos tempos de revolução no setor automotivo, principalmente quando o tema é veículos elétricos, e mais especificamente sobre as baterias que armazenam energia para alimentar o motor destas verdadeiras revoluções sobre rodas. Uma famosa empresa chinesa descobriu uma possibilidade inédita, ou seja, fabricação de baterias com “Íons de sódio”, exatamente baterias feitas de SAL, um produto extremamente abundante no planeta e distribuído uniformemente em quase que por toda a crosta terrestre.
Essas baterias possuem grandes vantagens em relação às baterias de lítio, já em uso nos milhares de veículos elétricos que rodam pelo mundo. Entre todas as vantagens, está o peso das baterias de sódio, pois elas são muito mais leves do que a bateria de lítio. Ela também não entra em combustão espontânea o que a torna muito mais segura do que a concorrente, também o descarte da bateria de sal é outra vantagem, já queé menos impactante ao meio ambiente.
A Sehol, indústria de veículos foi a primeira empresa chinesa a utilizar uma bateria totalmente fabricada com sódio em seu pequeno veículo o E10X. O carro compacto tem uma bateria de 120 kWh e pode ser carregada até com até 80% de carga em apenas 15 minutos. Sua durabilidade vai de 2000 a 3000 ciclos de carga, com uma longevidade de até 300.000 km rodado, o que é um número fantástico, isso quando falamos de uma bateria feita de sal. Estas qualidades, faz da bateria de sódio uma grande concorrente direta das baterias LFP (Lithium, Ferro, Phosphate).
A responsável direta por essa tecnologia e introdução no mercado e a gigante chinesa CATL. A empresa é uma das fornecedoras da empresa BYD, que vendeu no último ano mais de 1,7 milhão de veículos elétricos no mundo.As baterias de sódio são 40% a 50 % mais baratas do que as baterias convencionais de Lítio, tornando o veículo altamente competitivo no mercado global.
Essas mudanças podem possibilitar que no futuro próximo, os carros elétricos cheguem a ter preço igual ou até mais barato do que os veículos com motor a combustão, isso porque o sal está presente em quase todas as partes do mundo e é milhares de vezes mais abundante que o lítio, este encontrado em maior quantidade na América do Sul e na Austrália. O Lítio é altamente poluente, em seu processo de extração causa degradação do meio ambiente, poluição da água, do solo e do ar.
Uma enorme vantagem da bateria de sal é que ela pode ser descarregada totalmente, até 0.0 Volts, enquanto que, a bateria utilizada nos dias atuais nos veículos elétricos precisa reter cerca de 30% de sua carga tornando esse tipo de bateria de lítio menos segura para um possível descarte. Recentemente foi possível acompanhar nas mídias uma grande quantidade de veículos elétricos com problemas de carregamento e autonomia em baixas temperatura no norte dos Estados Unidos. A bateria de Lítio diminui seu desempenho drasticamente em temperaturas baixas, o que não acontece com as baterias de sal, dando a ela uma enorme vantagem sobre sua concorrente.
Mas, quando falamos de uma tecnologia que se modifica a todo momento, com grandes pesquisas em andamento nem tudo é perfeito. As baterias de sal possuem uma densidade energética inferior a das baterias de Lítio, mas a CATL está determinada a mudar esse cenário fabricando então uma bateria de 200 kWh. Vamos aguardar para um futuro muito próximo, teremos boas notícias nesse mundo dos veículos e elétricos.
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos
Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários
Leia mais notícias da seção Reparação Motos
Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva