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Demanda de peças e serviços na reposição automotiva em 2024, por segmento da frota

Em um país continental como o Brasil, para ser competitivo, é necessário conhecer as necessidades de peças e serviços de cada região

Estudos indicam que os proprietários de veículos que procuram grandes auto center’s em busca de serviços, estão entre aqueles que possuem veículos mais novos, ou seja, entre 5 e 8 anos de idade. Essa demanda se inicia por serviços que envolvem prioritariamente pneus. Quando a demanda envolve itens de suspensão (como amortecedores, pivôs, terminais, axiais, buchas, etc…), a idade média aumenta para veículos acima dessa faixa, passando daqueles entre 5 a 8 para outros entre 5 a 15 anos.

Os pioneiros centros automotivos tendo pneus como carro chefe, iniciaram essa prática ainda no final dos anos 70 e possuíam em comum lojas com 4 ou 5 boxes com elevador e 1 ou 2 boxes com valeta, atendendo fundamentalmente veículos das frotas leve e comercial leve. Estudos logísticos identificaram que o tempo de permanência média dos veículos ocupando os boxes era de aproximadamente 45 minutos na troca de pneus e balanceamento de rodas.

Perceberam então que, com o veículo parado por mais ou menos 1 hora, poderiam agregar outros serviços antes procurados apenas em postos de combustíveis, postos de trocas de óleo e oficinas mecânicas, como trocar o óleo do cárter, trocar filtros, peças de suspensão como pivôs e terminais de suspensão, baterias, pastilhas de freio, palhetas do limpador de para-brisas, e outras peças que exigiam pouca dificuldade de substituição.

Passaram então a propagar vantagens para os potenciais clientes como financiamento dos serviços, comodidade com sala de espera com águas e cafés, serviços diferenciados cativando um público ávido por novidades no atendimento de suas necessidades.

Essa ideia era inovadora no mercado brasileiro, mas não nos mercados americano e europeu onde lojas com sistema self service e aplicação imediata das peças já acontecia há anos.

Hoje no Brasil existem aproximadamente 12.000 auto­ centers  ativos estejam ativos em todo o país, embora o cadastro na base do RAIS registra o número de 19.000.

Os serviços básicos oferecidos por esses autocenters são:

• Troca de pneus
• Balanceamento de rodas
• Troca de óleo e filtros
• Limpeza de bicos
• Revisão e substituição de componentes de suspensão
• Substituição de pastilhas e lonas de freio

Em uma recente publicação sobre os 500 maiores centros automotivos brasileiros citados no site econodata.com.br e classificados por faturamento, constam empresas com receita anual próxima de R$ 500 milhões e mais de 2000 funcionários ativos em suas redes de lojas. O mercado brasileiro é muito atrativo e promissor, a ponto de grandes redes internacionais desejarem fixar bandeira e conquistar terreno, oferecendo como grande diferencial um padrão global de qualidade de serviços, por meio do know-how adquirido em pontos de venda espalhados por quatro continentes. 

É o caso da Point S francesa, com 5800 pontos de vendas e serviços espalhados por 49 países e com planos de expandir sua rede no Brasil com pelo menos 200 lojas em 5 anos apoiada por programas ditos como de excelência global em serviços automotivos. 

Como toda ação produz uma determinada reação, grupos nacionais e tradicionais nesse segmento também se movimentam para implantar e consolidar estratégias a fim de dinamizar atuações nos serviços undercar (todo serviço realizado na parte inferior do veículo, no cuidado dos pneus, componentes de suspensão e sistemas de freio). 

Já do lado do pensamento da cadeia onde atuam as oficinas independentes, o desejo é cuidar para melhorar e ampliar serviços de diagnósticos de motor, concluindo com a aplicação de peças e serviços.

Para se ter ideia do volume de negócios que serão gerados se peças e serviços automotivos em 2024, apresentamos abaixo o quadro com a estimativa de demanda de veículos por segmento, dentro de cada grupo de prestador de serviço: concessionária, oficinas independentes, autocenters, truck centers e até oficinas dos próprios frotistas de caminhões e ônibus.

Obs.: a tabela acima limita a frota com veículos produzidos desde 2008 a 2024 (este ano estimado em forecast).

Patrocínio GeoAfter: www.geoafter.com.br

Os estudos resultantes dessa tabela foram realizados pela equipe que desenvolve o sistema de informações sobre o mercado demandante de peças e serviços, além de acompanhar as estatísticas da frota circulante, por marca, modelo e cidade brasileira, disponíveis em www.geoafter.com.br.

As formas e condições para acesso ao serviço podem ser consultadas pelos telefones: (11) 5677-7773 e/ou 95119-8616 (com Renato).

Sergio Duque, * Economista, pós-graduado em Marketing e professor universitário. Há 30 anos atua no mercado de reposição de autopeças

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