fbpx

BMW anuncia parceria com a Solid Power e fica mais perto de desafiar a supremacia dos carros elétricos da Tesla

A BMW deu um passo importante em direção à rivalidade com a Tesla como um dos principais players na indústria de veículos elétricos (EV), pois agora está em posse dos primeiros protótipos de bateria de estado sólido da Solid Power.

As baterias de estado sólido são consideradas um divisor de águas na arena dos veículos elétricos, mas têm sido em grande parte um sonho distante por algum tempo – teoricamente possível, mas sem o know-how para torná-lo realidade. No entanto, em 2023 houve grandes avanços nesse sentido, com a Toyota anunciando seu plano de bateria de estado sólido, a BMW se comprometendo com uma parceria com a Solid Power, e várias outras empresas anunciando grandes avanços.

No momento do anúncio original da BMW com a Solid Power, foi dito que o objetivo era ter protótipos de bateria de estado sólido antes do final de 2023, e a Solid Power agora confirmou isso em seus resultados financeiros do terceiro trimestre.

Fig.2 – Célula de bateria de estado sólido da Solid Power.

Mas só porque a BMW tem protótipos em teste, não significa que você deva esperar vê-los em um i7 tão cedo.

As baterias de estado sólido estão sendo desenvolvidas especificamente para os modelos Neue Klasse da empresa, que começarão com a próxima geração do BMW Série 3, por volta de 2025, prevista pelo conceito Vision Neue Klasse. Posteriormente, elas se proliferarão para o resto da linha, à medida que os modelos fizerem a transição, e até mesmo poderemos vê-las em pequenos carros elétricos urbanos devido à natureza leve e compacta das baterias de estado sólido.

Quanto à Solid Power, o fabricante de baterias com sede no Colorado promete desenvolver ainda mais sua produção de baterias de estado sólido. Alguns dos principais objetivos da empresa incluem a escala da produção de eletrólitos do SP2 e a melhoria das principais métricas de desempenho das células.

Uma vez que a Mini e a Rolls-Royce estão sob o Grupo BMW, ambas as montadoras também devem se beneficiar da parceria.

Mas o que é uma bateria de estado sólido?

Fig.3 – Representação de uma bateria de estado sólido em comparação com uma bateria convencional.

Imagina que uma bateria é como um pacote de energia que podemos usar para fazer funcionar coisas como celulares, carros elétricos e até mesmo brinquedos. Uma bateria de estado sólido é uma versão especial dessas.

Bem, nas baterias normais que usamos todos os dias, como as de celular, há um líquido dentro delas que ajuda a transmitir a energia de um lugar para outro. Mas nas baterias de estado sólido, esse líquido é substituído por algo sólido, como um tipo especial de material chamado eletrólito sólido.

O eletrólito sólido é como uma espécie de ponte que permite que a energia elétrica passe de um lado para o outro dentro da bateria. E como é sólido, não há risco de vazar ou derramar, o que torna as baterias de estado sólido mais seguras e duráveis. Elas funcionam substituindo o líquido dentro da bateria por um material sólido, tornando-as mais eficientes, seguras e duráveis.

Sergio Oliveira, Mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenheiro Aeroespacial e Consultor em tecnologias e treinamentos do setor automobilístico. Siga no Instagram @sergioaer @pullup_se

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *