Utilizar pneus incorretos de fora das medidas recomendadas pela fabricante do veículo compromete a dirigibilidade e também o funcionamento do câmbio automático
Durante o trabalho de passar informação aos técnicos reparadores automotivos, especialmente os que atuam com a reparação de transmissões automáticas, chamamos a atenção frequentemente para as falhas causadas por pneus incorretos fora das medidas recomendadas pelo fabricante em veículos modernos. Problemas tais como falha em sistemas 4X4 ativos, principalmente em caixas de transferência, têm ocorrido porque o proprietário do automóvel passa a utilizar os pneus com as medidas diferentes daquelas recomendadas pela fábrica.
Problemas adicionais incluem o seguinte ocasionados por utilizar pneus incorretos
- Veículos com tração 4X4 podem ser afetados negativamente, bem como ocorrer travamento de roda e trancos em curvas fechadas ou manobras.
- Pneus de medidas incorretas podem afetar veículos com tração em 2 rodas que possuem programa de reconhecimento de curvas.
- Os programas de reconhecimento de curvas nos veículos modernos monitoram o movimento lateral do veículo para evitar falhas de mudanças de marcha enquanto ele faz a curva.
- Tamanhos incorretos dos pneus enviam um sinal falso de que o veículo está em curva quando ele não está. Isto vai impedir o programa de mudanças de marchas de aplicar a marcha correta.
- Mesmo pneus com baixa pressão podem causar reduções de marchas incorretas com trancos e ruídos do sistema de tração.
- Muitas falhas relativas a relação de marcha incorreta, apresentadas nos scaners, tem sua origem em pneus de medidas diferentes, conforme mostra nossa experiência.
Como resultado de alguns destes problemas, frequentemente mencionamos o uso de um equipamento de medição como método rápido e fácil de verificação da circunferência dos pneus (Figura 1 acima).
Adicionalmente ao uso de uma ferramenta de medição do diâmetro dos pneus, que é relativamente barata e de fácil utilização, esta medição deve ser efetuada como todo o peso do veículo apoiado neles. Isto permite uma medição mais precisa. A ideia é que todos os pneus devem ter seu raio de rolagem aproximadamente iguais ou muito próximos. Geralmente, eles devem estar com suas circunferências dentro de 1/8 ou 1/4 de polegada (entre 3,5 e 6,5 mm) entre eles, não em seu diâmetro. Contudo, existem alguns veículos que exigem os pneus dianteiros e os traseiros com circunferências diferentes.
Lembramos de um incidente ocorrido com um de nossos associados. Ele recebeu em sua oficina um Mercedes 2010 E350 W212 equipado com uma transmissão 722.9 e caixa de transferência 4MATIC com reclamação de ruído metálico no sistema de transmissão. Um teste de rodagem confirmou a ocorrência do ruído, muito alto, proveniente dos rolamentos da caixa de transferência. Após a reforma da caixa de transferência, com a substituição dos rolamentos e da embreagem viscosa, durante um novo teste de rodagem, o veículo exibia a sensação de travamento dos diferenciais em curvas, da mesma maneira como se houvesse pneus de medidas diferentes no veículo.
Quando o técnico fez uma nova avaliação, percebeu que todos os quatro pneus eram novos e da mesma medida. Decidiu verificar o que dizia a etiqueta presente na coluna da porta para verificar se as medidas dos pneus eram as recomendadas pela fábrica e eram compatíveis com o veículo. Ele descobriu então que os pneus dianteiros e os traseiros recomendados deveriam ser de medidas diferentes. A Figura 2 mostra que os pneus dianteiros deveriam ser de medida 245/40 R18. enquanto que, os pneus traseiros recomendados deveriam ser de medida 265/35 R18. Contrariamente, todos os quatro pneus do veículo eram da medida 245/45 R17 (Figura 3).
Eles eram completamente diferentes tanto em relação de aspecto quanto em circunferência, causando aquela sensação de travamento de rodas em curvas, danificando assim componentes na caixa de transferência. Uma vez que os pneus com as medidas corretas foram instalados, a função 4 MATIC da caixa de transferência foi restaurada, o que também evitou nova falha na unidade. Assim, nem todos os veículos são criados com pneus de dimensões iguais, e lembrando desse ponto, sempre é bom comparar a informação da etiqueta das dimensões dos pneus na coluna da porta, com os pneus instalados no veículo. Uma grande lição foi aprendida.
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Ótimo tema, principalmente para cliente que de forma indicriminada alteram as medidas originais dos pneus e as vezes até as rodas por conta de estética automotiva e com o tempo geram problemas irreversíveis nos sistemas de direção e transmissão, esse tipo de problema também se aplica à alguns veículos da linha BMW que possuem pneus dianteiro diferentes dos traseiro no qual sempre devemos ficar atentos para não trocar os aros de local durante a troca de pneus pois nesses casos a largura da roda traseira é maior, podendo ao ser montada no eixo dianteiro, ficar muito próximo do amortecedor gerando ruído e até muitas vezes apresentando visualmente a falsa impressão de que o amortecedor ou manga do eixo estivesse empanada, quando na verdade é só o aro montado no local errado