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Defeitos ocultos provocados

Veículo sem acender luz de anomalia ou sintomas de falhas, apresenta trancos ao mudar a posição da alavanca do câmbio automático, qual seria os defeitos provocados provocados? Caro amigo reparador e leitor assíduo, tudo bem? Para esta edição trazemos um tema recorrente nas oficinas, que é um veículo sem luz de anomalia ou sintomas de falhas mecânicas, porém o problema é elétrico!

Vamos entender o que ocorre?

    Veículo: Jeep Renegade 2021 

    Falha descrita pelo cliente:
    • Apresenta tranco ao mudar de P para R, R para N, N para D, e reverso,
    • Mensagem de calibração de pneus, porém os pneus estão todos calibrados,
    • No painel de instrumentos não há luz de anomalia acesa, além da luz de TPMS – pressão de pneus.

    Após ouvir os relatos do cliente, seguimos com o diagnóstico, começando pelo acesso com scanner automotivo. Obtivemos as seguintes falhas registradas:

    ECM (Módulo de Controle do Motor) 

    U193B-00: BSM_YRS_DATA (do módulo do sistema de freio) Ausente Armazenada                                
    U0140-00: Perda de comunicação com módulo de controle corporal (BCM) Armazenado                                                            
    U0129-00: Perda de comunicação com o módulo de controle do sistema freio Armazenado                                                        
    U1935-00: BRAKE3 (Do módulo do sistema de freio) mensagem Ausente Armazenada       
    U1938-00: IDN_TRANSM_MOT1 – TRANSM_MOT1 Estrutura (Rx) IDN_TRANSM_MOT1 – NO_FRAME Armazenado                                                       
    U1934-00: BCM_COMMAND e BODY2 (do módulo de controle corporal)- mensagem Ausente Armazenada
    U193A-00: SCCM_CRS_CTRL (Mensagem de cruzeiro do controle corporal módulo) mensagem Ausente Armazenada      
    U1939-00: CLUSTER 2 (do controle do painel de instrumentos) Ausente Armazenada   U0155-00 Perda de comunicação com o controle do painel de instrumentos (IPC) Armazenado                                                   
    U0101-00 Perda de comunicação com módulo de controle de transmissão (TCM) Armazenado

    BCM (Controlador de Corpo) 

    DTC Descrição Estado
    U1901-87: Consulte o manual de serviço Armazenado                                                                      
    B1058-14: Comando do LED de parada e partida – circuito em curto com o terra ou aberto Armazenado

    EPS (Direção Assistida Elétrica) 

    DTC Descrição Estado
    C1200-FF: Tensão da bateria ATIVA

    ICS (Pilha de Centro Integrado) 

    DTC Descrição Estado
    U2005-87: STATUS_BH_BCM1 (do módulo de controle corporal) Ausente Armazenda

    Observando a lista de DTC – Código de Falhas obtido, deve ser feita uma análise, para que fique melhor o entendimento, grifei em cores as falhas:
    AZUL: falhas passadas, cujo scanner traduz como armazenada, pois elas ocorreram mas, não ficam presentes, ao ponto de indicar luzes de anomalias,
    VERMELHA: falhas que estão ocorrendo, indicando que aquele módulo ficou ausente, fora de comunicação, Ausente Armazenda.
    VERDE:  falha presente, ativa, causando erros.

    Observando com detalhe cada código gerado pelo sistema eletrônico embarcado, podemos identificar que houve falta de comunicação através da Rede CAN, entre os módulos que compõe este sistema do Jeep Renegade.

    Afinal qual o motivo do câmbio automático apresentar trancos, uma vez que não foi encontrada avaria registrada no módulo do câmbio? Bem, meu amigo reparador automotivo, a falha não é no câmbio, não é mecânica, mas sim ELÉTRICA! Isso mesmo, falha no sistema elétrico.

    Nos veículos atuais, já tratamos deste assunto aqui na Revista Reparação Automotiva, pois eles exigem que o sistema de carga e partida esteja devidade correto, a começar pela bateria. Ainda existem algumas aplicações sendo feitas de forma errada, sem dar atenção a que sistema ou, que modelo de veículo e sua arquitetura eletrônica está sendo atendido dentro das oficinas.

    Um veículo como o Jeep Renegade, aqui apresentado, exige uma bateria EFB, mais conhecida como Star/tStop, pois a entrega de CCA – Correente Partida é maior,  assim como a capacidade de reserva, resistência ao esforço de entrega de energia elétrica e corrente elétrica.

    Vamos comparar a ficha técnica de baterias onde mais provocam estes erros:

    Para o Renegade, a indicada pela Jeep é a EFB, sendo assim, este veículo analisado estava com a bateria errada, utilizando uma bateria livre de manutenção, que chamamos popularmente de bateria comum, entregando uma baixa corrente de partida o CCA. 

    Todo o sistema embarcado deste veículo demanda alta corrente, a bateria instalada apesar de nova gerou estas falhas no veículo. 

    Como foi descoberto?
    Verificando a bateria?
    Não, pela interpretação das falhas registradas.

    Observe, na lista de códigos disponibilizados, que existe apenas um DTC ATIVO, na coluna de direção elétrica. Ao observar e analisar a leitura do scanner, a falha de tensão da bateria, levou a verificar as condições do acumulador de energia. Ao abrir o capô, verificamos que a bateria era nova, porém inadequada ao veículo.

    Para evitar problemas com fabricantes não utilizarei a foto da bateria, pois a falha não é da marca, mas sim de aplicação.

    Bom caro amigo, encerramos mais esta Edição, aguardamos sua presença na AUTOPAR, bem como no próximo mês. Um Forte abraço!

    Contato para Treinamentos, palestras técnicas, da General TECH, com o Prof. Leandro Marco 034.3312-2727 ou 34.99886-2728. @generaltechctp, @generaltechad

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