fbpx

É prioridade se capacitar e aprender a gerir a equipe

Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo será você empresário, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem sucedido. No artigo deste mês abordaremos “É prioridade se capacitar e aprender a gerir a equipe“.

Você reclama da sua equipe, mas contrata de qualquer jeito, não tem regras claras definidas e formalizadas, não estrutura processos internos pois considera muita burocracia, aceita a barganha do funcionário pedindo aumento sem merecer, não chama atenção das pessoas pois não sabe fazer da forma adequada, e tem medo que isso resulte em uma perda de funcionário. Se você não se enquadra nesta descrição acima, parabéns, mas acredite a maioria dos empresários do setor automotivo estão parcialmente ou totalmente envolvidos nesta dinâmica, e hoje são reféns da sua equipe, vivem aprisionados em uma dinâmica onde não enxergam o resultado das suas atitudes, e para sair desta condição será preciso fazer algo que sempre foi negligenciado, fazer gestão do seu negócio e se capacitar em gestão de pessoas. Acredite por mais dolorido que for, sua equipe é o reflexo das suas atitudes como empresário, por suas negligências em não agir e imperícia por não se capacitar.

A maior parte dos empresários do setor de reparação automotiva, estão preocupados em se capacitar em novas tecnologias dos automóveis, continuam os treinamentos para ser o melhor técnico reparador, e esquecem que, quando você abre seu negócio o jogo é outro. Você deve desenvolver novas habilidades principalmente a gestão financeira e liderança, caso contrário você sempre irá tomar decisões estratégicas do seu negócio com a habilidade de um ótimo mecânico, e acredite isso geralmente não funciona muito bem. Para ficar mais claro isso, quando eu defino a margem de lucro que devo aplicar sobre o custo de uma peça, para gerar o preço de venda, se eu pensar como reparador não tenho uma visão clara sobre o impacto de uma precificação errada, que possa até gerar prejuízo, pois não faz parte da atividade mecânica precificar peças, agora eu na condição de empresário sabendo qual o custo mensal da empresa, e o quanto preciso de lucro para mantê-la no mercado e gerar rentabilidade, aí terei muito mais facilidade e segurança em aplicar a margem de lucro necessária.

Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no Youtube e siga nas redes sociais Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.Esse foi apenas um simples exemplo, poderia citar vários outros, mas o que vale é a reflexão, se você é empresário agora precisa treinar ser um empresário, buscar informações diferentes, caso queira acompanhar a evolução técnica se capacitando não tem problema, desde que não negligencie a gestão.

Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no Youtube e siga nas redes sociais Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *