fbpx

Retirada do Imobilizador (Decode), solução para o cliente ou um câncer do nosso setor?

Retirada do Imobilizador (Decode),um procedimento para teste do modulo em bancada se torna um vício do nosso setor

Vamos primeiramente entender o que é imobilizador, e quando surgiu, a primeira patente data de 1919 quando um conjunto de contatos tinham que ser conectados na ordem certa para liberar o funcionamento do veiculo e se a ordem não estivesse certa disparava o alarme, o sistema foi trazido para os veículos brasileiros no ano de 1996 onde é totalmente eletrônico e funciona praticamente com o mesmo conceito ate os dias de hoje

O chip de dentro da chave é lido pelo modulo do imobilizador que se comunica com o modulo de injeção liberando a partida e funcionamento do motor.

Isso dificulta o roubo e furto do veiculo pois so entra em funcionamento com uma chave que esteja programada no veiculo.

Porem quando era preciso testar o funcionamento deste modulo de injecao em outro veiculo ou em bancada, precisava montar o sistema todo, desde a chave ate o modulo.

por este motivo foi liberado uma nova programação no arquivo do modulo de injeção,  conhecido como immo off ou o popularmente “decode” que consiste em gravar um novo arquivo no modulo de injecao, e permiti o seu funcionamento sem a nescessidade de chave e imobilizador ligados.

É nesse momento da historia que o procedimento se perdeu e tomou outro rumo, pois o mercado passou a usar o decode para funcionamento definitivo do veiculo sem o sistema de imobilizador, em um primeiro momento aparentemente se resolveu o problema do cliente, mas essa atitude gera dois problemas, um imediato e outro a logo prazo.

De inicio a liberação de um veiculo com o modulo de injeção funcionando sem o imobilizador deixa ele vuneravel a furtos ou seja o que o cliente acredita como solução pode se tornar um problema ainda maior, e a longo prazo gera uma escaces de serviços do sistema de imobilizador para as reparadoras como um todo.

Uma simples copia de chave, que depois do seu corte fisico, esigiria a programação da mesma no sistema para habilitar o funcionamento, não sera mais nescessario ou tambem a troca do modulo de injeção que tambem deveria ser programado, não será e por consequencia menos ganho para o setor, vejam como um simples procedimento impacta muito e como coloquei no titulo desta materia isso tem se tornado um cancer no setor de programação.

Temos que incentivar a manutenção correta com a permanencia do sistema original do veiculo, e com todo o sistema completo e programado para que continue gerando demanda de serviços, mantendo sustentavel o setor de reparação, manutenção e programação automotivo.

Temos varias dicas sobre imobilizador em nosso canal do youtube www.youtube.com/@Pedro12298/featured e tambem se tiver duvidas pode entrar em contato conosco na Ecumix

Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br / Siga a ECUMIX no Instagram

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *