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A equipe da oficina tem que estar focada em trabalhar e não em resolver problemas!

Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo será você empresário, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem sucedido. Neste artigo vamos abordar o tema “A equipe da oficina tem que estar focada em trabalhar e não em resolver problemas!

A maioria equipe da oficina tem que está focada em trabalhar e não em resolver problemas. Se você leu a frase acima e vive outra realidade, parabéns você está um passo à frente da maioria dos empresários da reparação automotiva. Uma das principais queixas dos empresários é a falta de comprometimento da equipe em resolver os problemas, em agir estrategicamente, pensarem no que estão fazendo e buscarem soluções ao invés de repassarem problemas. Acredite, nas consultorias, já presenciei situações absurdas, onde o empresário estava sobrecarregado em tomar decisões que não lhe cabiam mais, afinal existiam pessoas no cargo que deveriam tomar tais decisões e se comprometerem com o resultado, porém não faziam e quando faziam geravam mais problemas, e por isso o empresário tomava a frente, e assim aumentava o nível de trabalho durante o dia e carregava a empresa nas costas. 

Quando não existi uma liderança eficiente da equipe da oficina, as pessoas tendem a se concentrar em executar tarefas e cumprir horários, e essa rotina sem uma condução estratégica gera outro comportamento prejudicial que é o agir sem pensar, trabalhar no automático, de forma objetiva as pessoas executam as atividades apenas por executar, não estão comprometidas com o resultado. Para ficar mais claro, vamos trabalhar com o exemplo da execução de um diagnóstico em um veículo, no caso o reparador recebeu o automóvel e leu o relato do problema citado pelo cliente, faz a análise técnica e sugere uma manutenção para resolver (serviços e peças). Só o simples fato do vendedor questionar se irá resolver realmente o problema, já põe dúvida sobre o diagnóstico realizado, acredite surgem respostas do tipo talvez, é para resolver, mas não se compromete com o resultado. Em alguns estudos de caso que fiz em consultorias, o mecânico preferiu reavaliar o veículo para ter mais certeza. 

Contratamos pessoas para resolver problemas, essa é uma das principais premissas para o sucesso de uma contratação, porém por motivos já tratados em outras edições nos perdemos no caminho, e aceitamos o que cada um pode entregar, nos ajustamos ao que é oferecido e quando percebemos estamos administrando problemas dos clientes e da equipe. Infelizmente, isso é muito comum, porém é preciso mudar, e isso é um sintoma que está relacionado à liderança da empresa, primeiramente do diretor e depois dos demais líderes de setor. As pessoas sempre irão entregar o que podem, de acordo com o que carregam na bagagem, na maioria das vezes será preciso treiná-las para obter melhores comportamentos e atitudes. Então não perca tempo, inicie logo, contrate as pessoas e expresse de forma clara que a premissa básica de trabalharem na sua empresa é resolver problemas e não criar. Será uma caminhada longa, mas necessária, caso contrário você sempre será refém da sua equipe e escravo da sua empresa.

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