Desde 2014 a frota brasileira de automóveis que circula no Brasil envelhece, o que é uma ótima oportunidade de negócios para o mercado de reposição
Anualmente, o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) realiza o levantamento que mostra a idade média e a quantidade e dos autoveículos que circulam no País. A edição 2024 deste estudo mostrou que os automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus que circulam no país tem a idade média de 10 anos e 8 meses. Porém a ela é mais alta ao analisar os resultados por categoria. A pesquisa mostra que a idade média dos automóveis é de 11 anos e 1 mês. No caso dos caminhões que circulam pelas ruas e estradas nacionais, a média é de 12 anos e 2 meses e os ônibus também tem média alta de idade, ou seja, 11 anos e 3 meses. Mas os veículos comerciais leves apresentam idade mais baixa, pois a média é de 8 anos e 9 meses.
São vários os motivos que contribuem para este envelhecimento da frota, detectado desde 2014, entre eles o constante aumento do custo dos veículos zero quilometro, até nos modelos de entrada. A queda do poder aquisitivo da população, restrições de financiamento, pois as instituições financeiras estão cada vez mais exigente para aprovação do crédito, entre outros.
A pesquisa realizada pelo Sindipeças mostra também que, a partir de 2019, a frota de automóveis brasileira alcançou o patamar de 38 milhões e cresceu por volta de 100 mil unidades a cada ano, assim totalizou 38,4 milhões de unidades em 2023. Essa tendência de envelhecimento da frota também é notada em 2024, pois, o levantamento das transferências de veículos, ou seja, usados ou seminovos que trocaram de dono, feito pela Fenabrave- Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, somou 4,6 milhões, enquanto que em 2023, até o mês de maio, esse total foi de 4,3 milhões.
Mas o fato é que, quanto mais elevada a idade da frota, maior é a necessidade de realizar manutenções preventivas e corretivas, e isso é uma ótima oportunidade de negócios para toda a cadeia da reposição independente, pois pode beneficiar os fabricantes de autopeças, distribuidores, lojistas e reparadores.
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