Todos os automóveis comercializados no País, sejam eles fabricados ou importados, desde o dia 1º de janeiro de 2024, devem ter o controle eletrônico de estabilidade, identificado pela sigla ESP, o alerta do cinto de segurança afivelado no painel, a indicação de frenagem brusca, o sistema que aciona as luzes de emergência, também conhecidas como pisca alerta, quando o motorista pisa forte no freio. Ainda entre os equipamentos obrigatórios figuram as luzes de direção nos para-lamas e também as luzes de rodagem diurna, chamadas DRL (sigla de Daytime Running Light).
Por mais que sejam conhecidos, esses equipamentos influenciam ao realizar diagnósticos nos veículos, pois nos modelos modernos, os sistemas eletrônicos se comunicam através da rede CAN (Controller Area Network), ela proporciona a troca de informação de forma rápida e segura entre as unidades de comando. Essa comunicação acontece por meio de um barramento de dois fios. Eles fazem a verificação do estado do barramento, e identificam os módulos cujas mensagens são prioritárias. O protocolo CAN opera em todas as unidades de controle, o que possibilita o funcionamento continuo, mesmo quando uma das unidades apresente problema.
Esses módulos interagem, inclusive com os itens citados que são obrigatórios a partir deste ano, através de rede Can. Por serem componentes com alta tecnologia e desenvolvidos de acordo com a evolução dos automóveis, o reparador precisa manter os equipamentos de diagnóstico atualizados, ou correr o risco de avaliar errado, encontrar problemas que não existem, ou pior ainda, não identificar o defeito.
Esta legislação que instituiu o controle eletrônico de estabilidade, alerta do cinto de segurança afivelado no painel, indicação de frenagem brusca, as luzes de seta nos para-lamas e as luzes de rodagem diurna (DRL) foi pensada para aprimorara a segurança dos veículos que circulam no país. Por sua vez, vale ressaltar e avisar o cliente que, como são equipamentos obrigatórios, o motorista que dirigir um veículo 2024 com algum destes itens sem funcionar, como por exemplo, o DRL, ele pode ser multado. A infração é grave a multa tem valor de R$ 195,23. E ainda soma 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva