As baterias desempenham um papel crucial na indústria automotiva desde a sua invenção. Em 1859, o físico francês Gaston Planté desenvolveu a primeira bateria de chumbo-ácido, que rapidamente se tornou a escolha predominante para veículos devido à sua capacidade de fornecer energia confiável e de ser recarregável.
Histórico da Bateria de chumbo-ácido
Ao longo dos anos, as baterias de chumbo-ácido passaram por várias melhorias, mantendo-se como a principal fonte de energia para sistemas elétricos de veículos movidos à combustão interna.
O material de chumbo nas baterias automotivas de chumbo-ácido pode permanecer no ciclo comercial por um período significativo devido à alta reciclabilidade dessas baterias. As baterias de chumbo-ácido são um dos produtos mais reciclados do mundo, com uma taxa de reciclagem de cerca de 95-99%.
Estima-se que em um futuro próximo, a tecnologia das baterias mais modernas (Niquel metal hidreto ou ions de Litio), também atinja este nível de reciclagem rapidamente.
A Evolução da Bateria de Chumbo-Ácido
Desde a invenção da bateria de chumbo-ácido, muitas inovações têm sido implementadas para melhorar sua eficiência, durabilidade e capacidade de carga.
Um dos avanços mais significativos foi a introdução das baterias de chumbo-ácido seladas (SLA), que eliminaram a necessidade de manutenção frequente.
Mais recentemente, as baterias de chumbo-ácido de tecnologia AGM (Absorbent Glass Mat) surgiram como uma solução de alta densidade e alto desempenho
Baterias AGM de Alta Densidade
As baterias AGM representam o ápice da tecnologia de chumbo-ácido. Diferentemente das baterias tradicionais, as AGM utilizam uma estrutura de fibra de vidro que absorve o eletrólito, resultando em menor risco de vazamentos e maior resistência a impactos e vibrações.
Estas baterias são altamente eficientes, oferecendo maior capacidade de carga, ciclos de vida mais longos e melhores desempenhos em temperaturas extremas, além disso, as baterias AGM são conhecidas por sua capacidade de fornecer correntes de arranque maiores, o que é essencial para veículos modernos equipados com uma variedade de dispositivos eletrônicos e sistemas de assistência ao condutor.
A capacidade de manter uma tensão constante e de recarregar rapidamente torna as baterias AGM ideais para automóveis que exigem alta confiabilidade elétrica.
Para a cada vez maior necessidade de energia disponível, mesmo com o motor de combustão interna desligado, as baterias AGM conseguem prover esta energia, mantendo todos os sistemas (ECUs) estáveis.
Utilizando os modernos sistemas START/STOP atualmente indispensáveis para uma menor emissão, baterias convencionais seriam maiores e mais pesadas, inviabilizando a economia conseguida com o desligamento do motor
A Necessidade de Testes de Bateria Confiáveis
Com o aumento da complexidade dos sistemas eletrônicos nos veículos modernos, a importância de realizar testes de bateria confiáveis não pode ser subestimada.
Problemas com a bateria podem levar a falhas em sistemas críticos, desde o arranque do motor até a operação de sistemas de segurança e infotainment, portanto, a implementação de testes regulares e precisos de baterias é crucial para garantir a confiabilidade e a segurança do veículo.
Os testes de bateria devem incluir a verificação da tensão, capacidade de carga e resistência interna. Equipamentos de teste avançados podem diagnosticar rapidamente problemas potenciais, permitindo intervenções preventivas antes que ocorram falhas.
Para oficinas especializadas, a utilização de ferramentas de diagnóstico avançadas é essencial para manter a confiança dos clientes e assegurar o funcionamento ótimo dos veículos.
Energia Auxiliar Durante Diagnósticos e Programação de Módulos
Nos veículos modernos, a realização de diagnósticos e a programação de módulos eletrônicos requerem uma fonte de energia estável e confiável. Durante esses procedimentos, a bateria do veículo é frequentemente sobrecarregada devido à necessidade contínua de energia para manter sistemas críticos operacionais.
Para evitar a descarga excessiva da bateria e garantir que o processo seja concluído sem interrupções e com a tensão adequada sendo fornecida aos módulos, é essencial conectar uma fonte de energia auxiliar à bateria de chumbo-ácido do veículo.
Esta prática assegura que a tensão e a corrente fornecidas sejam estáveis evitando quedas que poderiam comprometer o sucesso do diagnóstico ou da programação. A utilização de fontes de energia auxiliares de alta qualidade é, portanto, um passo crítico na manutenção e reparo de veículos modernos, garantindo que todos os sistemas eletrônicos funcionem de maneira ideal e segura.
Conclusão
As baterias de chumbo-ácido, especialmente as de tecnologia AGM de alta densidade, continuam a ser componentes essenciais em veículos movidos à combustão interna. Sua evolução ao longo do tempo tem garantido que atendam às demandas crescentes de eficiência e confiabilidade. No entanto, para maximizar a vida útil e a performance dessas baterias, a realização de testes de bateria confiáveis é fundamental, garantindo a continuidade do desempenho superior dos sistemas eletrônicos dos veículos modernos.
Luiz Fraga é um engenheiro mecânico automotivo (pela FEI), com Pós Graduação em Análise de sistemas (pela FECAP) e mestrado em Engenharia Automotiva pela USP. Possui vasta experiência na indústria automotiva (desenvolvimento de peças), incluindo gerência de engenharia e importação de peças para veículos. É proprietário da The Specialist 4×4 Service e da Diagnos_Specialist uma oficina especializada em Land Rover e veículos 4×4. Além disso, é membro de diversas associações de engenharia e tem contribuído como consultor técnico e colaborador em revistas especializadas. www.thespecialist.com.br | Instagram: thespecialist_service | Instagram: diagnos_specialist
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