Para garantir o funcionamento preciso dos sistemas ADAS, é essencial que os sensores e câmeras sejam calibrados corretamente.
O Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems) é uma tecnologia projetada para aumentar a segurança e melhorar a experiência de condução. Utilizando uma combinação de sensores, câmeras, radares e algoritmos, o ADAS fornece assistência ao motorista em várias situações, como estacionamento, mudança de faixa, frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Esses sistemas são componentes essenciais para a condução autônoma e semiautônoma, ajudando a reduzir a ocorrência de acidentes e melhorando a eficiência do trânsito. Por isso a calibração do Sistema Adas é de grande importância para garantir o bom funcionamento.
Principais Componentes do ADAS
- Sensores de Radar: Utilizados para medir a distância e a velocidade de objetos ao redor do veículo.
- Câmeras: Fornecem imagens visuais que são processadas para detectar e identificar objetos, faixas de rodagem, sinais de trânsito e pedestres.
- Lidar (Light Detection and Ranging): Utiliza laser para criar um mapa 3D do ambiente ao redor do veículo.
- Sensores Ultrassônicos: Comumente usados para auxílio em manobras de estacionamento.
- Unidade de Controle Eletrônico (ECU): Processa os dados recebidos dos sensores e executa as ações necessárias para ajudar o motorista.
Calibração de Sistemas ADAS
Para garantir o funcionamento preciso dos sistemas ADAS, é essencial que os sensores e câmeras sejam calibrados corretamente. Existem dois métodos principais de calibração: a estática e a dinâmica.
Calibração Estática
A calibração estática é realizada com o veículo estacionado em uma posição fixa. Este método utiliza alvos de calibração colocados em posições específicas ao redor do veículo. A posição e a orientação dos sensores e câmeras são ajustadas com base nesses alvos para garantir que os dados capturados sejam precisos. Para isso, é necessário um equipamento ADAS para realizar a calibração e um equipamento de diagnóstico com cobertura ADAS.
Passos para uma Calibração Estática
- Preparação do Veículo: O veículo é posicionado em uma superfície plana em um ambiente controlado, como uma oficina.
- Posicionamento dos Alvos de Calibração: Alvos com padrões específicos são colocados em locais predefinidos em torno do veículo.
- Ajuste dos Sensores: As câmeras e os sensores são ajustados manualmente ou por meio de software para alinhar com os alvos.
- Verificação: O sistema é testado para garantir que os sensores estejam calibrados corretamente.
Calibração Dinâmica
A calibração dinâmica é realizada com o veículo em movimento. Este método envolve dirigir o veículo em condições reais de estrada, permitindo que os sistemas ADAS se ajustem automaticamente com base nos dados do mundo real. É necessário um equipamento de diagnóstico com cobertura ADAS para realizar esta calibração.
Passos para uma Calibração Dinâmica
- Preparação do Veículo: O sistema ADAS é configurado para iniciar o processo de calibração dinâmica.
- Condução do Veículo: O veículo é conduzido em uma rota predefinida que inclui diversas condições de tráfego e estrada.
- Ajuste dos Sensores: Os sensores e câmeras devem estar ajustados corretamente para que a calibração seja concluída com sucesso.
- Condução e Verificação: Durante a viagem de calibração, devem ser seguidas todas as informações que o equipamento de diagnóstico solicita. Após a condução, o sistema é verificado para assegurar que os sensores estão calibrados corretamente.
Como Saber se o Veículo Requer Calibração Estática ou Dinâmica?
Utilizando um equipamento de diagnóstico com cobertura ADAS, ao entrar no sistema (de câmera ou radar) e selecionar a opção de calibração, o equipamento de diagnóstico informará se a calibração é estática ou dinâmica.
Regras para Calibração?
Na área de ADAS, a regra é não haver regra fixa. Por exemplo:
- O VW Nivus, em vários equipamentos, requer calibração estática. No equipamento oficial de diagnóstico VW ODIS, inicialmente, só havia a opção estática, mas após uma atualização, passou a ter as duas opções.
- A Fiat Toro, em vários equipamentos, possui a função estática. No equipamento oficial FIAT WITEC, a calibração é dinâmica.
- Na Volvo XC90, até certo ano, as calibrações eram somente dinâmicas e depois mudaram para apenas estática.
Por esses motivos, afirmo que no sistema ADAS a regra é não ter regra.
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