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Sensor TPMS e a importância da calibragem de pneus 

A calibragem correta dos pneus de um veículo está diretamente ligada a economia de combustível e consequentemente a menos emissões de poluentes na atmosfera, quando um veículo não tem um sistema de monitoramento de pressão dos pneus, seja ela ativa ou passiva, o condutor deve passar pelo menos uma vez por semana a um posto de serviços para conferir a calibragem dos pneus

Já nos veículos que temos o monitoramento, temos que levar em conta qual sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System – Sistema de monitoramento de Pressão do Pneu) está instalado, e qual informação vai fornecer ao condutor.

  • Vamos primeiramente conhecer alguns tipos de sensores:
  • Preso a uma cinta no centro do aro de roda  
  • Colado diretamente no aro de roda 
Brinkley RV - Fifth Wheels, Toy Haulers, & Travel Trailers
  • Fixado internamente no bico de enchimento do pneu 

Este ultimo mais comum em veículos atuais, para reduzir custos e aumentar a gama de veículos com monitoramento da pressão dos pneus, principalmente os veículos de entrada de algumas montadoras, foi desenvolvido um sistema de monitoramento que não usa sensores das rodas, mas sim a rotação de cada roda de acordo com as informações captadas pelos sensores de velocidade do ABS 

  • Agora entendendo quais os níveis de informações 

Quando o sistema tem sensores, eles funcionam enviando informações para o modulo TPMS por rádio frequência, geralmente na frequência de 315 kHz ou 433 kHz, se este veículo só tem a lâmpada no painel para informar:

TPMS: Tire Pressure Monitoring System | Beach Automotive Group

Essa lâmpada só acende quando terá ocorrido uma diferença grande de pressão entre os pneus e o condutor mesmo tendo o monitoramento devera sempre conferir a pressão dos pneus, mesmo caso encontramos nos veículos que usam a velocidade de cada roda pelo ABS para fazer o acompanhamento, pois quando um pneu está com uma grande diferença na calibragem ideal o diâmetro externo deste muda, ficando menor que os outros do carro e por consequência rodando mais, e só assim que será informado no painel 

Já nos veículos que é possível visualizar em tempo real a pressão dos pneus pelo visor do painel ou do computador de bordo o condutor tem o trabalho de sempre acessar e ver como está a pressão e se tiver diferença passar para calibrar e também aferir se o calibrador do posto esta correto, em alguns veículos Nissan foi implementado o sistema Easy Fill, que emite um aviso sonoro de dentro da cabine no momento que o pneu atingiu a pressão correta durante a calibragem. 

Sensor de pressão de pneus: como funciona? | Blog da Zapay

 Em todos os veículos que tem o sensor quando precisamos fazer qualquer serviço de borracharia, seja ela o reparo de um furo ou a troca de pneus temos que ter uma atenção especial para que as ferramentas não quebrem os sensores

Quando temos um defeito no TPMS podemos fazer o diagnóstico eletrônico e identificar qual o sensor com problema para substituir, na maioria dos casos a apresentação do novo sensor é feita pelo próprio scanner, mas existe casos que serão necessárias ferramentas especificas para esta apresentação como é o caso de alguns veículos Ford 

  • Ferramenta para calibragem dos sensores TPMS Ford 

A tendência é que casa vez mais monitorem mais informações, não somente a calibragem, mas também temperatura, tipo de pneu, categoria de velocidade máxima, área de contato com o solo, etc, e todas essas informações passadas para o motorista em tempo real e até mesmo podendo ser consultado a distância para auxiliar no controle de frotas. Como exemplo disto a Continental já tem um sensor que vai colocado no pneu e não mais no aro de roda.

  • Sensor colocado no pneu 
Continental demonstra suas soluções de monitoramento digital de pneus na  Fenatran 2019 - Chico da Boleia

Vamos ficar atento a calibragem dos pneus, levando em conta que uma libra a menos nos pneus pode acarretar em ate 0,3% a mais no consumo de combustível por quilometro rodado e por consequência maio emissão de poluentes.  

Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br Siga a ECUMIX no Instagram / Mande uma Mensagem no WhatsApp

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