Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo será você empresário, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem sucedido.Talvez você não saiba, mas existe uma quantia de dinheiro invisível, que todos os dias entra na sua oficina e sai, esse dinheiro não entra no seu caixa ele volta para o mercado, por qual motivo? Você não o enxergar!
Isso mesmo, você poderia aumentar o faturamento, a lucratividade e melhorar o seu fluxo de caixa, mas perde a chance todos os dias. Parece absurdo, porém é isso que acontece quando você não sabe cobrar o valor justo nos serviços e peças, muitas vezes, no meu artigo mensal, você já deve ter lido sobre as estratégias de precificação, o quanto isso impacta no faturamento e lucro da sua oficina, e sempre irei alertar você empresário da reparação, pois é a maneira mais simples de gerar faturamento invisível se tornar real. Na minha trajetória como consultor empresarial é muito comum encontrar a insegurança do empresário na precificação, e por várias vezes pequenos ajustes no preço rederam muito para a empresa, em muitos casos o empresário está preocupado em ter estratégias para prospectar mais clientes com o objetivo de aumentar o faturamento, e não olha para a estratégia base do seu negócio, que está embasada em duas frentes: Precificação estratégica e foco na orientação de manutenção.
A precificação estratégica nada mais é que cobrar o preço justo, e esse justo está relacionado ao que você oferece para o seu cliente como posicionamento de mercado, e o que você espera de retorno da sua empresa (lucro e rentabilidade), então avalie isso, faça um pequeno teste hoje mesmo, aumente no valor da sua mão de obra R$ 5,00 e multiplique este valor pelo total de horas que você vende mensalmente, e perceba o quanto irá agregar no faturamento e quanto isso reflete para o cliente. Na média de venda de horas por ordem de serviço, em alguns estudos que realizei ficará em média 1,8 a 2,8 horas vendidas por ordem de serviço (atenção faça esse estudo na sua oficina para ter o número da sua realidade atual), de maneira prática então estou afirmando que potencialmente esse cliente irá pagar de R$10,00 a R$15,00 a mais em mão de obra em uma ordem de serviço, se você tem medo de perder seu cliente por essa diferença de valor tem algo muito errado na sua estratégia, entendeu? Agora você atende 150 clientes no mês isso irá gerar de R$ 1.500,00 a R$ 2.250,00 de potencial faturamento adicional, em um ano talvez você tenha um valor acumulado que represente o 13º salário da sua equipe.
Neste exemplo eu falo apenas na precificação do serviço, agora faça a mesma análise na precificação das peças, aumente 2% de margem sobre os produtos e veja o resultado. A outra frente de trabalho que transforma dinheiro invisível em real é a orientação de seus clientes, este assunto iremos tratar na próxima edição, espero você lá.
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