As buchas de suspensão são componentes críticos em qualquer veículo, funcionando como conectores flexíveis entre as partes rígidas da suspensão.
As buchas de suspensão Hydra Bush ajudam a absorver impactos e reduzir as vibrações transmitidas da estrada para o chassi do carro, promovendo uma condução mais confortável e estável. Recentemente, a inovação nas buchas de suspensão tem visto um desenvolvimento notável com a introdução das buchas de suspensão hidráulicas, também conhecidas como “Hydra Bush” sendo esta tecnologia também adotada nos coxins do motor e transmissão.
Os carros premium atuais têm que ser muito bem projetados, sob pena de passar para os ocupantes vibrações, ruídos e rugosidades indesejadas. Imaginem um carro com tração 100% elétrica (BEV) com ruídos e vibrações acentuadas na suspensão!
NVH (Noise Vibration and Harshness – em tradução livre Ruidos, Vibração e Aspereza ou também NVRH Nivel de Vibração de Ruído Harmônico) na engenharia automotiva refere-se à capacidade de um veículo de controlar vibrações, rugosidade e aspereza gerados durante a condução. É uma métrica importante que impacta o conforto dos passageiros, influenciando a sensação de suavidade ao dirigir e o nível de ruído percebido dentro da cabine. Componentes como buchas de suspensão, amortecedores e montagens de motor (coxins) são otimizados para reduzir o NVRH, garantindo uma experiência de condução mais silenciosa e agradável, digna de um veículo bem projetado.
O conceito de NVRH começou a ganhar destaque na engenharia automotiva a partir do final da década de 1960 e início da década de 1970, quando as montadoras de veículos começaram a focar mais na experiência do usuário e no conforto dos passageiros. Com o aumento das expectativas dos consumidores por veículos mais silenciosos e com menos vibração, as montadoras começaram a investir em tecnologias e métodos para reduzir ruídos e vibrações, tornando o NVRH um campo específico de estudo e desenvolvimento.
O que são Buchas de Suspensão Hidráulicas?
As buchas de suspensão hidráulicas diferem das buchas tradicionais de borracha ou poliuretano pelo uso de um fluido hidráulico encapsulado dentro da bucha. Essa configuração permite que elas ofereçam uma capacidade de amortecimento superior, adaptando-se dinamicamente às condições da estrada. O fluido dentro das buchas move-se em resposta a pressões variadas durante a condução, o que permite uma melhor absorção de choques e uma redução mais eficiente das vibrações.
Função da NVRH
O conceito de NVRH, é crucial na indústria automotiva. Refere-se à medida de quão suave e silenciosamente um veículo opera, influenciando diretamente a experiência de condução e o conforto dos passageiros. As buchas de suspensão hidráulicas desempenham um papel fundamental neste aspecto, pois são projetadas para minimizar as vibrações, rugosidade e o ruído que podem ser transmitidos para a cabine do veículo.
Ao reduzir a transmissão de vibrações indesejadas e ruídos para o interior do veículo, estas buchas ajudam a melhorar o NVRH de maneira significativa. Isso não apenas aumenta o conforto, mas também contribui para a durabilidade de outros componentes do veículo, pois vibrações excessivas podem levar ao desgaste prematuro das peças.
Vantagens das Buchas Hidráulicas sobre as Tradicionais
- Amortecimento Superior: A capacidade de ajustar a resposta de amortecimento em tempo real permite que as buchas hidráulicas lidem melhor com uma gama mais ampla de condições de estrada sem comprometer o conforto.
- Redução de Ruído: Ao oferecer um isolamento eficaz contra vibrações, essas buchas contribuem significativamente para um ambiente de cabine mais silencioso, o que é especialmente valorizado em veículos de luxo e SUVs.
- Longevidade e Durabilidade: As buchas hidráulicas geralmente apresentam uma vida útil mais longa em comparação com as buchas de borracha tradicionais, pois o fluido ajuda a dissipar o calor gerado por fricções internas, reduzindo o desgaste.
Um auxiliar importante no desenvolvimento e produção dos sistemas de suspensão
É o MTS, um equipamento usado em testes e em desenvolvimento que possui uma tecnologia avançada. Ele é amplamente empregado na indústria automotiva, incluindo testes de buchas de suspensão, coxins e outros elementos críticos do sistema de suspensão. O sistema permite simular as condições reais de operação para analisar o comportamento de peças e materiais sob cargas e frequências variadas.
Vibrações indesejadas podem ser resolvidas com a inclusão de um contrapeso por exemplo (vejam foto anexa de um semi eixo)
inserir a foto aqui
Considerações Finais
A adoção de buchas e coxins do conjunto motor/transmissão hidráulicas representa um avanço na busca contínua por veículos mais confortáveis e eficientes. Para fabricantes e oficinas especializadas, manter-se atualizado com essas tecnologias é essencial para oferecer soluções de manutenção e reparo que atendam às expectativas modernas de desempenho e conforto. Além disso, a compreensão profunda do NVRH e sua importância pode ajudar a destacar os serviços oferecidos, alinhando-os com as necessidades e demandas do mercado atual.
As buchas de suspensão hidráulicas não são apenas um componente de veículo; elas são um testemunho de como a inovação pode transformar a experiência de condução, trazendo benefícios tangíveis tanto para motoristas quanto para passageiros.
Luiz Fraga é um engenheiro mecânico automotivo (pela FEI), com Pós Graduação em Análise de sistemas (pela FECAP) e mestrado em Engenharia Automotiva pela USP. Possui vasta experiência na indústria automotiva (desenvolvimento de peças), incluindo gerência de engenharia e importação de peças para veículos. É proprietário da The Specialist 4×4 Service e da Diagnos_Specialist uma oficina especializada em Land Rover e veículos 4×4. Além disso, é membro de diversas associações de engenharia e tem contribuído como consultor técnico e colaborador em revistas especializadas. www.thespecialist.com.br | Instagram: thespecialist_service | Instagram: diagnos_specialist
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