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3 lições de gestão de oficinas que aprendi com o meu pai

Apesar das transformações constantes no setor, alguns princípios são eternos e inegociáveis na gestão de oficinas

No final do mês de julho, tive a inesquecível oportunidade de conversar sobre gestão de oficinas em família em um podcast. A convite da Revista Reparação Automotiva, eu e meu pai tivemos uma tarde de muitas lembranças e aprendizados diretamente dos anos 80 e 90 para os dias de hoje, momento de grandes transformações para o setor.

Neste artigo, pretendo falar sobre três deles que aprendi com Carlos Coimbra, proprietário da Rede Oficina Express  e meu principal mentor. Eles são eternos, inegociáveis e foram determinantes em todas as minhas conquistas e momentos de destaque dentro do mundo da reparação.

1. Mão de obra qualificada é você quem faz

O problema da mão de obra qualificada não é recente. Meu pai o enfrentava em suas oficinas nos anos 80 e 90, e mesmo hoje em dia continua a enfrentá-lo. Eu, aliás, também lidei com ele ao gerenciar a minha própria oficina, e me surpreendi quando passei a vivenciá-lo da mesma forma como dono da Oficina Inteligente.

A raiz desse problema é o avanço constante da tecnologia em diversas frentes do ramo. Seja na parte técnica, seja na gestão de oficinas, sempre vão surgir novidades e, consequentemente, a necessidade de se adaptar a umas ou outras em determinadas situações.

O problema, é claro, está na hora de encontrar gente adaptada precisamente às novidades que você quer oferecer na sua empresa.

Diante disso, meu pai logo percebeu que, para solucioná-lo, é muito mais efetivo treinar uma equipe já comprometida com a oficina dele do que perder tempo procurando o profissional adequado em outro lugar.

Existe uma frase em inglês que, traduzida, diz: “Contrate caráter, treine habilidades”. Meu pai, mesmo sem conhecê-la, sempre colocou na prática sua essência. Eu, inclusive, devo grande parte do sucesso com o meu time a tê-la aprendido desde cedo com ele.

2. Se você continuar a trabalhar como no passado, seu ticket médio vai se manter igual ao do passado

Sem querer ser repetitivo com a pauta de inovação, esta é outra verdade incontornável que eu, como empresário da reparação e dono da Oficina Inteligente, tomei como aprendizado de família. Novidades surgem, tecnologias se impõem e, principalmente, gostos e hábitos mudam. E é necessário acompanhar tudo isso se quiser continuar lucrando.

Com esse fato muito claro em mente, meu pai soube observar muito bem a movimentação do mercado e, principalmente, dar um passo à frente dos demais na hora certa. Isso envolveu conhecer bem o público que ele desejava atingir, captar suas (novas) necessidades ocultas e oferecer algo que o surpreendesse.

Em outras palavras, ele sempre soube que a inovação agrega valor – seja para o cliente, para a marca da oficina ou para o caixa dela.

Nesse sentido, é importante perceber que continuar fazendo o mesmo de sempre não é necessariamente uma receita para o fracasso. Porém, uma coisa é certa: esse pensamento conduz um caminho sem volta à estagnação dos seus lucros.

Afinal, como convencer o cliente a pagar a mais e sem discussão se nada no seu serviço mudou?

3. Na gestão de oficinas, bom atendimento deveria ser obrigatório, mas sempre será um diferencial

Parece banal falar sobre a importância de um bom atendimento, já que ele sempre foi e sempre será o início e o fim de uma boa impressão para o cliente. Entretanto, é muito comum empresários com forte veia técnica não darem tanta importância a esse aspecto.

Meu pai, por outro lado, sempre foi um empresário muito sensível a essa parte da gestão de oficinas. Para ele, não importa o tamanho da oficina: o atendimento excepcional e a qualidade no serviço são uma mistura imbatível.

Por outro lado, é claro que, a partir de certa altura do crescimento de uma oficina, é necessário dar um passo além da confiança, do cavalheirismo e da escuta ativa para fazer a diferença.

Nesse pensamento, procurei absorver ao máximo essa característica e revertê-la em benefícios para milhares de oficinas em todo o Brasil ao desenvolver meu próprio negócio.

Para além da rede de apoio de ponta a ponta aos clientes da Oficina Inteligente, a observação dessa preocupação do meu pai com as oficinas dele me levou a dar uma atenção especial à parte de atendimento integrada ao meu sistema de gestão.

Isso significa, por exemplo, entender que agendamento  é uma prática essencial nas oficinas nos dias de hoje, o que sem dúvida ganha agilidade e organização com um sistema de gestão. O pós-vendas, outro exemplo clássico, pode ser feito em grande escala sem perder a personalização e o cuidado através de um recurso agregado como o nosso.

É inevitável voltar ao assunto de tecnologia, eu sei. Mas acredito que você já deve estar convencido a essa altura de que ela pode transformar a sua gestão de oficinas.

Paixão pela reparação automotiva, de pai para filho

Esses são apenas 3 dos muitos aprendizados sobre os quais eu e o meu pai conversamos no podcast para a Revista Reparação Automotiva. Para encerrar, eu convido você a separa um momento do seu dia e assisti-lo no link abaixo. Garanto que, para além da nostalgia, você vai finalizá-lo com insights poderosos para o seu próprio negócio.


Cesar Coimbra é especialista em sistemas de gestão e inteligência de negócios para a reparação automotiva, com MBA em Tecnologia da Informação e certificação pela Franchising University. Vivencia o cotidiano e as necessidades do setor desde 1995, tanto no gerenciamento e TI de redes de centros automotivos quanto na gestão da própria oficina, e fundou a Oficina Inteligente em 2002 com a missão de oferecer soluções integradas, ágeis e seguras para a operação do setor. Também é um dos diretores do Grupo RAE, entidade responsável por promover conhecimento técnico para toda a comunidade reparadora do ABC paulista.

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