fbpx

O investimento em treinamento me fez deixar de ser trocador de peça passar a ser técnico em diagnóstico

Com mais de 100 certificados, o alto investimento em treinamento fez minha vida profissional ter um novo sentido, mudou o olhar sobre minha profissão e minha empresa.

Com 18 anos abri minha oficina, na época era fácil, um jacaré, uma caixa de ferramentas e dois cavaletes. Desde muito novo já trabalhava com veículos nacionais e importados, mas sempre no sofrimento em busca de peças, informações e conhecimento técnico. Assim montei minha empresa em 1998 sofrendo pela falta de conhecimento técnico e pegando o início da injeção eletrônica. Em 2001 fui fazer meu primeiro curso em São Paulo de injeção eletrônica na BOSCH. Após retornar para minha cidade na semana seguinte já recebi um veículo Santana que tinha passagem por várias oficinas mecânicas, o cliente alegava que a após a troca das velas de ignição o veículo não pegou mais. Após dois dias de muito trabalho encontrei o defeito do mesmo, (fio do sensor de temperatura da água rebentou dentro do conector) por esse motivo o veículo afogava e não ligava mais.

Com o êxito do conserto do veículo gerou uma enorme repercussão positiva na cidade. Oficina recém-aberta realizando um conserto complexo, nos dias de hoje parece algo simples mais para aquela época era algo extraordinário, devido a esse episódio o meu trabalho começou a ficar conhecido na região e assim comecei a trabalhar ainda mais com veículos importados. Fiz algumas viagens até São Paulo para encontrar peças de veículos pois na época não tínhamos acesso à internet, consertando veículos no improviso ou na sorte, certas vezes com margem de lucro, outras vezes com prejuízos, e assim foi até o ano de 2015. Sim até o ano de 2015 sofrendo com diagnósticos errados, prejuízos, tentando aprender com o carro do cliente. Mais onde quero chegar com isso, em Novembro de 2012 minha oficina se tornou BOSCH CAR SERVICE, e em 2015 tive a oportunidade de fazer o primeiro treinamento máster automotivo da Bosch, sendo a primeira parte do curso realizado no Brasil e a segunda parte na Europa.

Até aí você deve estar se perguntado se esta matéria é sobre minha vida?, não é sobre a virada de chave em minha vida como técnico automotivo. Após retornar do treinamento na Europa onde fui muitas vezes questionado sobre o alto valor de investimento, e talvez muitos me chamaram de louco, isso fez minha vida profissional ter um novo sentido. Um olhar diferente sobre minha profissão e minha empresa.

No ano de 2015 no Brasil não se falava em veículos elétricos, híbridos, sistemas multiAir ou seja sistemas já presentes no dia a dia das oficinas. Após o investimento em treinamento MASTER da BOSCH cresci muito profissionalmente, realizando diagnósticos automotivos complexos em pouco tempo, e resolvendo problemas difíceis com troca de peças com valores agregados altíssimos sem erros.

Investimento em treinamento: Diploma de técnico de sistemas BOSCH

Novamente quero deixar claro o seguinte, como falei anteriormente em 2001 tive sinais para seguir um caminho fantásticos mas não optei por aproveitá-lo, no ano de 2015 sim decidi abraçar essa ideia. Mas você deve se perguntar qual ideia estou me referindo, sai da zona de conforto, voltei a estudar, comecei a acreditar mais em mim. Percebi que meu processo em tentar aprender com o veículo do cliente estava completamente errado. Após isso tudo minha vida profissional mudou, fiz vários e vários cursos somando mais de 100 certificados e sempre tentando estar um passo à frente.

O que ganhei com isso, com o investimento em treinamento na minha vida profissional?

Hoje tenho uma oficina considerada uma das mais equipadas da região, fui junto com um amigo um dos pioneiros no Brasil no treinamento de Pastrhu , pioneiro no treinamento de sistema ADAS e colunista desta revista conceituada. Imaginem se em 2001 eu tivesse aproveitado a oportunidade que aproveitei no ano de 2015, deixei passar 14 anos de crescimento profissional, será que hoje eu ainda estaria trabalhando, seriam mais de vinte anos à frente no mercado. Então seria isso que quero colocar para você, não deixe os sinais passarem despercebidos, saia da sua zona de conforto, invista em você, sendo proprietário ou funcionário mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem. Não deixei o tempo passar, ele passa muito rápido e com toda certeza a colheita dos frutos será grandiosa.

Hoje tenho orgulho de mim mesmo quando resolvo defeitos que ninguém mais resolveu, não que eu seja melhor que alguém, mais posso dizer que me preparei para aquele momento. O mundo está muito dinâmico a evolução do automóvel em velocidade assustadora e temos que buscar conhecimento para conseguir acompanhar.

Alessandro de Souza – “Kiko” Formado em Técnico Automotivo pela Universidade de Ávila na Espanha, proprietário da Tecnocar Mecânica Brusque. Atua a mais de 30 anos na área. É especialista em diagnósticos automotivos, carros elétricos e híbridos, Eletrônica de bordo, Injeção Eletrônica, membro da Liga de Reparadores Zen e membro do conselho da Associação dos Mecânicos Premium Brasil. Siga o Alessandro de Souza “Kiko” no Instagram | Fale com o Alessandro de Souza “Kiko”no WhatsApp

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp

Leia os artigos dos Especialistas da Reparação

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *