fbpx

Volkswagen celebra 20 anos do maior Centro de Peças da América Latina

A Volkswagen do Brasil celebra os 20 anos de seu PAC (Parts and Accessories Center – Centro de Peças e Acessórios), localizado em Vinhedo (SP). Maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, o PAC receberá parte dos investimentos de R$ 16 bilhões anunciados pela Volkswagen para o Brasil até 2028, sendo R$ 13 bilhões somente no Estado de São Paulo. O valor será destinado a automatizações e transformação digital no PAC de Vinhedo, que opera com a mais alta tecnologia e inovação.
 

Responsável pelo armazenamento e distribuição de peças e acessórios da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen, o PAC de Vinhedo conta com uma operação grandiosa que garante a excelência em pós-vendas. Os números impressionam:

  • Área de 132.000 m2 (equivalente a 18 campos de futebol).
  • 25 milhões de peças armazenadas.
  • Média de 1,7 milhão de peças faturadas por mês.
  • 78.000 tipos de peças disponíveis.
  • Aproximadamente650 fornecedores.
  • 730 colaboradores Volkswagen e prestadores de serviços parceiros trabalhando em dois turnos.
  • Agilidade: 11.000 linhas de pedidos por dia, sendo 3.000 urgentes, com 90% faturados no mesmo dia.
  • 65 caminhões circulam por dia no PAC de Vinhedo.
  • Faturamento superior a R$ 2 bilhões por ano em peças e acessórios Volkswagen.

“O Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (PAC) tem importância estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil, tanto que receberá parte dos investimentos de R$ 16 bilhões que anunciamos para o País até 2028 com foco em impulsionar avanços ainda maiores em seus processos, sempre com a mais alta tecnologia e inovação. O PAC de Vinhedo é fundamental para os resultados da Volkswagen, tanto do ponto de vista financeiro, com faturamento superior a R$ 2 bilhões por ano em peças e acessórios, quanto de satisfação dos nossos clientes, oferecendo excelência no Pós-vendas aos modelos Volkswagen, inclusive clássicos da marca que são paixões nacionais. Continuamos investindo na evolução contínua das operações do PAC, um centro cada vez mais moderno, ágil e digital”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Maior estoque de peças da América Latina, inclusive para clássicos VW

O Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo conta com itens originais da mais alta qualidade para todos os veículos Volkswagen com, no mínimo, 10 anos após o fim de sua produção no Brasil e 15 anos para o mercado de exportação. O PAC de Vinhedo também inclui estoque de peças para veículos clássicos Volkswagen, que são verdadeiros ícones e movimentam inúmeros fãs da marca no Brasil e no mundo.

“Caso o cliente precise de peças para modelos Volkswagen como Fox, up! ou New Beetle, o PAC de Vinhedo estará pronto a atender. Até mesmo peças de veículos clássicos, como Apolo, Logus, Fusca ou Kombi. Esse é um grande diferencial da Volkswagen frente os concorrentes, especialmente os novos entrantes. Na Volkswagen, o cliente tem a segurança de encontrar tudo aquilo que precisa para o seu carro, com a segurança que somente uma marca com 71 anos de Brasil pode proporcionar”, completa Ciro Possobom.

Excelência no Pós-vendas garante a melhor experiência aos clientes  

“Maior centro de distribuição de peças e acessórios da América Latina, com 25 milhões de peças armazenadas, o PAC de Vinhedo é responsável por abastecer as 472 concessionárias da Rede Volkswagen no Brasil, sempre com a agilidade de plataformas digitais. Em relação ao mercado exterior, são exportados anualmente, a partir do PAC de Vinhedo, mais de 1.200 containers de 40 pés com peças destinadas a 22 países. Recebemos 11.000 linhas de pedidos por dia, sendo 3.000 urgentes, com 90% faturados no mesmo dia. São peças originais e com a garantia que apenas as concessionárias Volkswagen podem oferecer”, diz Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
 

“O PAC de Vinhedo conta com uma operação grandiosa que representa a excelência da nossa estratégia de distribuição de peças e acessórios, garantindo que os clientes da marca tenham o atendimento de seus veículos da forma mais rápida possível. E o resultado é constatado em pesquisas internas e externas: a Volkswagen está cada vez mais se consolidando como referência em atendimento e em satisfação dos clientes em Pós-vendas e, na logística de peças, tem obtido uma evolução crescente no nível de pronto atendimento desde 2020”, afirma o diretor de Pós-vendas da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, José Sétimo Spini.
 

“Proporcionar aos nossos clientes o melhor atendimento no Pós-vendas, garantindo o fornecimento de peças e acessórios originais, sempre com a máxima qualidade e eficiência logística é uma missão cumprida todos os dias pelo time do PAC de Vinhedo, que trabalha muito próximo às equipes de Customer Experience, garantindo sempre a melhor experiência aos nossos clientes e conexão positiva com a marca. Além de processos altamente tecnológicos, automatizados e digitais, o PAC de Vinhedo conta com uma localização estratégica, conectado às principais rodovias paulistas e aos principais aeroportos do Brasil, contribuindo com a agilidade e excelência no atendimento”, diz Paola Lucchini Joly, Head de Operações do PAC de Vinhedo.
 

Sustentabilidade está no DNA do PAC de Vinhedo
 

Assim como em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, o PAC de Vinhedo também tem a sustentabilidade presente em seu DNA.

O Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen foi a primeira unidade da empresa a operar com energia elétrica 100% renovável, desde 2020. Uma iniciativa estendida para todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, que conta com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), comprovando o uso de energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis. A iniciativa está diretamente ligada à estratégia global da Volkswagen Way to Zero, que tem a meta de ser neutra em carbono até 2050.
 

A Volkswagen do Brasil foi a 1ª fabricante de veículos do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, em 2023, comprovando que todas as unidades da empresa encaminham seus resíduos de forma ambientalmente correta. Para a conquista do importante certificado, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%). Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo, que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País. A Certificação Lixo Zero é válida pela ZWIA (Zero Waste International Alliance – Aliança Internacional Lixo Zero).

Outro ponto importante que reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil com o meio ambiente é a nova estratégia de desenvolvimento de embalagens sustentáveis e com melhor qualidade. O PAC de Vinhedo tem o máximo reúso de caixas no fluxo produtivo, reduzindo de forma significativa o consumo de papelão e madeira.
 

Em breve, o PAC de Vinhedo iniciará uma nova estratégia de distribuição por cabotagem marítima para o Nordeste e fluvial para a cidade de Manaus (AM). A navegação pela costa permite economia de combustível e redução anual de emissões de CO2 com ganhos ambientais que equivalem a 19 mil árvores plantadas ou 3.500 m2 de geleira não derretida. Além disso, o PAC de Vinhedo conta com as certificações Ambiental (ISO 14.001) e de Eficiência Energética (ISO 50.001).

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *