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No Brasil vale a pena ter carro elétrico em 2025?

A frota de veículos eletrificados e carros elétricos cresce a cada dia, porém, o número de pontos de recarga não acompanha esta tendência

Não é de hoje que o Brasil enfrenta desafios colossais no desenvolvimento da mobilidade elétrica. A infraestrutura elétrica os preços e a disponibilidade de modelos de carros elétricos ainda são questões importantes a serem consideradas nesse universo. 

Porém, não podemos esquecer dos dados atuais e das projeções para o futuro no desenvolvimento desses carros elétricos em nosso país. Dados recentes mostram um crescimento absurdo nas vendas de veículos elétricos em um período recente aqui no Brasil, sinalizando uma mudança positiva no cenário nacional.

Isso pode ser atribuído por alguns incentivos governamentais e também preocupações ambientais crescentes e uma busca por eficiência energética. 

Outra novidade é que o número de marcas e montadoras desse tipo de veículo cresce no País, em 2023 e 2024 foram lançados mais de 12 modelos de carros elétricos diferentes, isso dá ao consumidor um poder maior de escolha, o que é um fator muito importante.

Marcas como BYD, Volvo, Haval, Jac, Porsche, Audi, BMW, Fiat entre outras, estão cada vez mais aumentando o seu portfólio de veículos elétricos. É claro, no meio dessa tempestade ou enxurrada de veículos o mercado tende a oscilar bastante. Recentemente tivemos o caso da Volvo colocando o pé no freio nas vendas de veículos elétricos no Brasil, alegando que o país não está pronto para tal tecnologia.

Além de alguns fatores de incentivo temos também o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, que é parte da estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país, e compreende regramentos de mercado, o regime automotivo sucessor do Programa Inovar-Auto, encerrado em 31 de dezembro de 2017, e um regime tributário especial para importação de autopeças sem produção nacional equivalente. 

Segundo divulgação oficial do Governo, “o Programa Rota 2030 foi elaborado em um contexto no qual o setor automotivo mundial sinaliza profundas transformações, seja nos veículos e na forma de usá-los, seja na forma de produzi-los”.

Mas, a infraestrutura de carga é sim o principal desafio do comércio de veículos elétricos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos ABVE, o Brasil possui pouco mais de 10.000 pontos de recargas. Até agosto de 2024, no país existe 10.622 pontos de recargas públicos e semipúblicos para veículos elétricos. Desse total, 89% são do tipo AC, de carga lenta, e 11% são do tipo DC, de carga rápida.

A distribuição dos eletropostos é desigual, sendo mais concentrada nas regiões Sul e Sudeste, e menos no Norte e no Nordeste.  A cidade de São Paulo é a que possui mais pontos de recarga. Em 2018, a frota de carros elétricos que circulava pelas ruas e estradas brasileiras era de 40.000 unidades. Em 2023 batemos a marca de 120.000 unidades elétricas circulando pelas nossas ruas.

Mas voltando à pergunta: No Brasil vale a pena ter veículos elétricos em 2025?

A resposta não é tão simples, mas as evidências apontam para um cenário favorável para o setor, já que vários fatores terão que contribuir, como por exemplo os pontos de recarga, avanços na tecnologia em carregamento das baterias entre outros.

Este fenômeno também acontece com as baterias dos carros elétricos, portanto na prática o fator autonomia e carregamento é levado em consideração pelas grandes montadoras. É notório que ainda temos um grande caminho a percorrer em relação a autonomia e carregamento quando se fala em baterias.

Sandro Rogério Stoco – CEO da Stoco Centro Automotivo
Sandro Rogério Stoco – CEO da Stoco Centro Automotivo

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