Diagnóstico das transmissões Chrysler

Entenda o significado dos códigos de máxima pressão de linha P0933, P0869 E P1745 nos câmbios utilizados pelas transmissões Chrysler

Esta matéria técnica se aplica às transmissões RFE, RLE e TES que utilizam solenoides de controle de pressão (PCS) para controle da pressão de linha. O assunto é uma falha elétrica comum que pode ocorrer no circuito do solenoide, a qual resulta em máxima pressão de linha. O diagnóstico e a correção da condição de máxima pressão pode se tornar extremamente frustrante tanto em tempo como em dinheiro gasto – colocando tudo a perder em termos de ganho da oficina.

Como sabemos, nos anos 2000 a Chrysler adotou um solenoide especial nas suas transmissões para controle de pressão de linha, adicionando a peça ao corpo de solenoides das transmissões já existentes, com a intenção de, com o veículo parado, diminuir a pressão de linha para 20 psi e assim limitar as emissões, diminuindo o esforço da bomba e gerando menos calor. Seria um passo antes do sistema Start/Stop. Surpreendentemente, não existem códigos Chrysler específicos para uma falha do circuito do solenoide de controle de pressão de linha. O veículo pode apresentar códigos P0933, P0869 ou P1745. 

Vamos verificar estas descrições de códigos: 

P0933 – Desempenho do sensor de pressão de linha

Se a leitura da pressão de linha real for 25 psi maior do que a pressão desejada, mas menor que a maior pressão de linha utilizada na marcha corrente, é armazenado o código P0933. Cuidado! Com a condição de pressão máxima, este código pode levar incorretamente à diagnosticar falha do sensor de pressão.

P0869 – Pressão de linha muito alta

Se a pressão de linha real é consistentemente mais alta do que a pressão a desejada na presente marcha, o código P9869 de alta pressão de linha será armazenado. O código P0869 pode indicar uma possível falha do circuito do solenoide de controle de pressão de linha. Cuidado! Historicamente, este código na transmissão 62TE é frequentemente gerado por um módulo PCM defeituoso.

P1745 – Pressão de linha muito alta por muito tempo

Este código aparece nas transmissões 42RLE e 62TE somente, e tipicamente requer que o procedimento de “Contador de Limpeza da pressão de linha variável” (VLP) seja executado com o escâner sob a função Miscelaneous.

Diagnóstico

Direto ao ponto, se estamos trabalhando em um veículo cuja pressão de linha real seja 150-160 psi em marcha lenta, na posição PARK, Neutro ou Drive e 250 psi em Ré, isto pode ser uma indicação de um circuito aberto do solenoide de controle de pressão de linha (PCS). Primeiro, examine os dados do escâner e verifique a condição.

A figura 1 é um exemplo de um circuito aberto, segundo informações do escâner. Perceba que nos dados em que o duty cicle é de 38,38%, a pressão de linha alcança 160 psi e a pressão desejada é a padrão (125 psi), sem nenhuma atividade. Se o seu escâner suporta, tente um controle bidirecional do solenoide PCS e da pressão de linha. 

Figura 1

Análise do Circuito

A Figura 2 mostra uma Dodge RAM 2013 com motorização 6.7L diesel e transmissão 68RFE. Este tipo de veículo é muito propenso de apresentar uma condição de um circuito aberto a máxima pressão de linha. Preste atenção, pois esta condição pode tanto ser intermitente, ou acontecer todo o tempo.

Importante: O sistema aqui apresentado pode ser diferente do que você está diagnosticando no momento. Certifique-se que o esquema do circuito seja realmente aquele do veículo sob seus serviços. Verifique o VIN.

Figura 2

Para testar este circuito, utilize um bom amperímetro com ponta de prova tipo alicate, de baixo consumo no fio de controle de massa do PCS número 12 ao terminal C1 do PCM, pino 29. Abra o conduíte dos fios e localize o fio correto. Limpe os códigos e monitore o circuito com o motor funcionando, alavanca na posição PARK ou Drive; o fluxo da corrente deverá variar entre 0,20 e 1,0 ampere. Quando um fluxo de corrente é observado, é sinal de que não existe circuito aberto. Este circuito, com um curto à massa, também indicará fluxo de corrente, mas isto é o oposto: Uma condição de baixa pressão. O teste de corrente acima é um teste não invasivo muito útil quando se utiliza um osciloscópio para uma condição intermitente.

Algumas dicas

Se outros solenoides estiverem funcionando e se o código P0882 não estiver presente (baixo fornecimento de tensão), ao lado de alimentação do circuito usualmente estará perfeito. No caso do veículo que estiver testando, pode ser diferente a configuração do solenoide de controle de pressão (PCS). Nas transmissões 42RLE, 40TES e 41TES, os solenoides de controle de pressão (PCS) estão separados do bloco de solenoides normal do câmbio.

Às vezes, a pressão de linha máxima pode se alterar quando o veículo receber alguma alteração devido a tuning. No tuning, algumas transmissões ultrapassam 160 psi e o sistema não reconhecerá esta condição como uma falha.

Para a transmissão 62TE, a indicação de circuito aberto é comumente falha interna do PCM.

O dado de Duty Cicle da pressão de linha normalmente não está disponível na maioria dos escâneres para as transmissões 62TE, 40TES, 41TES e 42RLE. O técnico deverá, sempre que tiver de executar um diagnóstico, parar para pensar no caminho que deverá seguir, utilizando os equipamentos à sua disposição e a informação que adquiriu do sistema e de seu treinamento.

Fica aqui uma frase do Sr. Robert Kenny Jr., um famoso instrutor automotivo:

“O custo da falta de estudo e do treinamento ultrapassa em muito o custo do estudo e do treinamento”

Um bom mês de trabalho a todos, e até a próxima.Texto extraído da revista Transmission Digest/Janeiro 2023

Autor: Jim Mobley – Sonnax TASC Force Tradução: Departamento Técnico APTTA Brasil

Acompanhe o artigo do especialista Carlos Napoletano sobre o funcionamento do sistema Sistema Start/Stop nas transmissões FORD e GM
Carlos Napoletano – Diretor Técnico da Aptta Brasil www.apttabrasil.com

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