O mercado da reparação de veículos é complexo e muito desafiador por conta da frota circulante que vai mudando e trazendo novas tecnologias que impactam diretamente a forma de fazer os serviços nas oficinas. Tudo é muito rápido e muda o tempo todo. O reparador precisa estar atualizado constantemente com as novidades, investindo em capacitação profissional e equipamentos. É uma jornada diária quando chega o carro para reparar e o mecânico precisa ter conhecimento técnico. A maior preocupação é acompanhar o que chega de novo e ter acesso às informações para fazer o diagnóstico. Esta situação está cada vez mais difícil para os reparadores, uma vez que os dados necessários ficam restritos com as montadoras.
Estamos evoluindo para que o Right to Repair seja uma realidade no Brasil, assim como acontece em outros países. Fazendo parte da Aliança do Aftermarket Automotivo do Brasil, juntamente com a Andap, Sicap, Sincopeças Brasil, Conarem e Anfape, estamos trabalhando para que seja instituído o direito da livre escolha do consumidor para reparação do veículo, se tornando uma legislação no país, assim como já existe na Europa.
É importante destacar que o setor da reposição representa 2,0% do PIB brasileiro, somando as atividades de fabricação de peças e componentes, distribuição, comercialização e reparação, e está presente em praticamente todos os municípios brasileiros.
O Brasil possui mais de 118 mil oficinas que empregam milhares de profissionais, formando um setor forte que atende 80% da frota circulante estimada em mais de 46 milhões de veículos.
Também temos outras inúmeras ações para oferecer aos reparadores suporte em várias áreas que envolvem os negócios para oferecer serviços com empresas parceiras relacionados a finanças, gestão, capacitação, tecnologia, legislações, práticas ambientais, entre outras questões.
Participamos dos principais eventos nacionais e internacionais de reposição para estarmos conectados com tudo o que acontece no universo da reparação de veículos.
Trabalhamos em um mercado que prospera e oferece oportunidades, mas é necessário estar preparado.
Antonio Fiola é presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Brasil
Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo