As marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) registraram um crescimento expressivo em 2024, alcançando um aumento de 141,1% nos emplacamentos de carros importados. Entre as associadas estão marcas renomadas como Aston Martin, BYD, Jac Motors, Jaguar, KIA, Land Rover, McLaren, Porsche, Suzuki e Volvo.
Crescimento expressivo do setor de carros importados
De acordo com os dados divulgados, foram emplacadas 104.729 unidades ao longo do ano, um aumento significativo em relação a 2023, quando foram registradas 43.431 unidades. Esse volume representou um market share de 4,2% dentro do total de 2.484.721 automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil em 2024.
Carros Importados e eletrificação: impacto no mercado
Outro dado relevante aponta que as associadas à Abeifa foram responsáveis por 53,2% das vendas de veículos eletrificados no país, com um total de 94.930 unidades comercializadas.
Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, analisou os desafios e conquistas do setor. Segundo ele, o cenário econômico teve variações que impactaram diretamente os custos dos veículos importados. “Em janeiro de 2024, os veículos elétricos passaram a absorver alíquota do imposto de importação de 10%, os plug-in de 12% e os híbridos de 15%. Já em julho, essas taxas aumentaram para 18%, 20% e 25%, respectivamente. Além disso, a valorização do dólar afetou ainda mais os custos, com a moeda superando os R$ 5,00 em março e ultrapassando os R$ 6,00 no final de novembro”, destacou Godoy.
Apesar dessas dificuldades, as importadoras filiadas à Abeifa conseguiram comercializar 103.091 unidades importadas, com seis das dez marcas registrando crescimento positivo.
Projeções para 2025
Mesmo diante da volatilidade econômica do final de 2024, o presidente da Abeifa mantém otimismo em relação ao futuro do setor. “O futuro da importação veicular ainda tem incertezas, mas acredito que podemos projetar um crescimento de 5% em 2025. Isso se baseia no lançamento de novos modelos equipados com tecnologia avançada, que devem atrair ainda mais consumidores”, afirmou Godoy.
Ele também criticou as recentes mudanças tributárias que impactam o setor. “Nosso posicionamento é contrário às medidas alfandegárias e à suspensão de incentivos fiscais para veículos eletrificados importados. Afinal, esses modelos desempenham um papel essencial na descarbonização da frota automotiva brasileira”, concluiu.
Com um desempenho sólido em 2024 e expectativas otimistas para 2025, o setor de veículos importados segue como um dos principais impulsionadores da inovação e da eletrificação no mercado automotivo brasileiro.
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