Veículos novos emplacados em 2025

No primeiro bimestre as vendas de veículos novos emplacados permanecem em alta. No total foram mais de 700 mil unidades emplacadas com destaque para o segmento de ônibus

Por: Sérgio Duque

No primeiro bimestre 701.520 veículos foram emplacados no Brasil. O crescimento do mercado foi de 9,3%, isso comparado com o mesmo período de 2024 apontando tendência de alta.

O mercado de ônibus teve aumento mais expressivo puxando a alta em porcentagem, seguido por tratores e caminhões, ambos com resultados mais modestos em 2024 expressando, por ora, uma leve reação para o segmento de comerciais pesados.

O VW/Polo foi o maior destaque entre os automóveis com 13.761 emplacamentos no ano, enquanto o Fiat Strada teve 19.043 emplacamentos entre os comerciais leves.

Observação: o número de tratores e máquinas agrícolas é estimado, devido à ausência de dados divulgados pelas montadoras deste segmento.

As principais razões que explicam esses números favoráveis para o mercado, foram:

  1. Janeiro e fevereiro são meses tradicionais com aumento de gastos com veículos, ou por conta de substituição por novos ou por manutenção na volta das férias de verão;
  2. As oscilações no comportamento da economia e alta de preços gerais, fazem antecipar decisões do consumidor, receoso de que as dificuldades para troca de veículos sejam maiores em meses futuros;
  3. Tendências de melhora acentuada nos resultados da safra 24/25 com perspectivas de novos programas de incentivo para substituição da frota de máquinas e implementos agrícolas, corroborando com a constatação de aumento da área plantada no país;
  4. Perspectivas de manutenção (ou mesmo leve redução) na taxa de juros para os meses futuros.

No quadro abaixo são demonstradas as marcas mais emplacadas no acumulado do ano, bem como os 10 modelos de automóveis e 10 de comerciais leves, que obtiveram melhores resultados até o momento.

 Em se tratando das estatísticas do mercado de veículos eletrificados, embora ainda com volumes conservadores e tímidos, cresce cada vez mais a venda e emplacamento destes modelos. No acumulado de 2025 o mercado absorveu 32.926 unidades entre automóveis, comerciais leves e ônibus.

Os veículos híbridos convencionais (que utilizam duas fontes diferentes de energia para locomoção: motor a combustão e motor elétrico).

Parte dos resultados crescentes de vendas de veículos eletrificados híbridos, se deve a alta nos preços da gasolina e etanol. O consumidor só precisa confiar um pouco mais no aspecto técnico desta opção de mercado, bem como aguardar mais facilidades em localizar postos de abastecimento de energia elétrica veicular.

Sergio Duque, * Economista, pós-graduado em Marketing e professor universitário. Há 30 anos atua no mercado de reposição de autopeças

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp

Leia os artigos dos Especialistas da Reparação

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários