Citroën Picasso: a história dos modelos fabricados no Brasil

A Citroën inicia uma série especial para relembrar os veículos produzidos no Brasil e escolheu abrir com um nome icônico: Citroën Picasso. O modelo, que marcou uma geração de consumidores e ajudou a consolidar a presença da marca no país, teve duas versões nacionais de destaque: o Xsara Picasso e o C3 Picasso, ambos fabricados na planta de Porto Real (RJ).

Citroën Xsara Picasso: estreia marcante no Brasil

Lançado oficialmente no mercado brasileiro em março de 2001, o Citroën Xsara Picasso foi o primeiro veículo da marca a ser produzido localmente, ainda em dezembro de 2000. A proposta inovadora de um monovolume voltado à família brasileira rapidamente chamou atenção por oferecer diferenciais como amplo espaço interno, conforto elevado e soluções inéditas no segmento, como o sistema duplo de ar-condicionado com dois evaporadores.

O modelo se destacou ainda pelo design futurista, com linhas curvas e visual aerodinâmico, além de um interior modular, com bancos traseiros independentes, rebatíveis e removíveis, e um porta-malas de 550 litros — o maior da categoria na época. Equipamentos de série como quatro airbags, computador de bordo e retrovisores elétricos reforçaram o posicionamento do Citroën Picasso como referência em sofisticação e segurança.

Em 2007, o Xsara Picasso passou por uma reestilização que modernizou sua dianteira e trouxe novos padrões de acabamento, mantendo sua forte presença no mercado até o fim do ciclo de produção.

Citroën C3 Picasso: versatilidade urbana e estilo inovador

O legado do nome ganhou continuidade em 2011 com a chegada do Citroën C3 Picasso. Com vocação urbana e design alinhado à filosofia “Créative Technologie”, o modelo conquistou o público com soluções práticas, interior espaçoso e visual marcante.

Fabricado também em Porto Real, o C3 Picasso combinava características como teto elevado, para-brisa panorâmico tripartido, grande área envidraçada e porta-malas com capacidade de até 1.500 litros com os bancos rebatidos. Seu interior foi projetado para maximizar o conforto com itens como mesinhas traseiras tipo avião, apoio de braço e conectividade via entradas USB e tomadas 12V.

O modelo era equipado com motor 1.6 Flex de até 113 cv e podia ser adquirido com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades com sistema auto-active.

Citroën Picasso: um nome que marcou época

A trajetória dos modelos Citroën Picasso produzidos no Brasil representa um capítulo importante da história da marca no país. Combinando inovação, conforto e estilo, tanto o Xsara Picasso quanto o C3 Picasso atenderam a um público exigente, reforçando o compromisso da Citroën em oferecer soluções criativas e alinhadas às necessidades dos consumidores locais.

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