Olá, caro amigo leitor, estou feliz por tê-lo conosco em mais uma edição da Revista Reparação Automotiva. Neste artigo trago um tema que condiz tanto ao fabricante que anuncia em nossas páginas, quanto a você e eu que atuamos no dia a dia da manutenção automotiva, na venda de peças e componentes. Sendo assim, faço uma pergunta: O que fortalece o setor automotivo?
Antes de responder, é preciso entender que o setor automotivo está divido em áreas distintas:
- Fabricantes de veículos leves e pesados
- Fabricantes de peças e componentes,
- Prestadores de serviços de reparação e manutenção.
A resposta é única, para os três:
APROXIMAÇÃO!
A relação entre indústria e serviços, tem sido alvo de empresas, que conseguiram entender que o setor que vai movimentar sua produtividade se resume tão somente no aplicador, no caso chamamos de reparador automotivo.
Para melhor entender o tema, eu volto aos anos 1990, quando a Fiat entendeu esta aproximação. Até 1993 a Fiat ficava em 4º lugar nas vendas. Seus carros eram difamados pelas oficinas, isso porque, mecânicos e eletricistas tinham dificuldade para trabalhar pois eles tinham uma tecnologia a frente dos concorrentes, porém dentro do triangulo do setor automotivo, os reparadores não tinham conhecimento destas informações.
Então a Fiat criou o Portal Reparador Fiat, liberando informações técnicas aos reparadores independentes. Em 1995 ela saiu do 4º lugar e subiu para o 2º lugar em vendas, até alcançar em alguns anos o 1º lugar. Esta aproximação, entre indústria e aplicador, é crucial para que uma marca se consolide no mercado. Pois, se o aplicador não tem informações coerentes e formação para tal produto ou marca, ele não vai recomendá-lo, porque não quer perder o cliente. Como exemplo desta aproximação, trago uma experiência notável que participei junto com outras empresas do setor de serviços, no mês de julho de 2025, em Santa Bárbara do Oeste (SP), na indústria DENSO.
A DENSO, já é conhecida de muitos dos nossos leitores, uma multinacional japonesa, fornecedora de sistemas de ar-condicionado, radiadores, alternadores e motores de partidas para muitas montadoras. Com oficinas de vários estados brasileiros, cada qual com suas equipes, conhecendo um pouco mais da indústria e do que ela tem feito para que esta aproximação, seja mais rápida e efetiva.
Ela promoveu um tour pela fábrica, apresentou a organização, qualidade de produção e até quebrou paradigmas, que muitas vezes a falta de conhecimento, leva a afirmações errôneas e descrédito de algumas técnicas.

Quantas vezes você ouviu falar e duvidou que fosse uma técnica válida, onde se coloca um anel de vedação em um resfriador para ele contrair e voltar ao seu tamanho ideal para vedar? Um anel oring do bocal de bomba de gasolina por exemplo? Pois bem, na DENSO foi possível todos verem esta técnica e como ela é eficaz na montagem da vedação de um radiador.
Além de conhecer o processo e organização da indústria, também foi apresentado aos participantes, os lançamentos, produtos e suas garantias. Além disso, técnicas de análises dos componentes. Também foi possível ouvir e ser ouvido pela equipe DENSO.

Desde o diretor comercial, pessoal da parte técnica e marketing da empresa, todos interagiram, apresentaram os dois lados ali presentes, o aplicador e o fabricante.

Um trabalho excepcional da equipe de marketing, onde tudo bem cronometrado e alinhado, proporcionando uma aproximação eficaz.

O que não faltou foi informação, e como um plus na visita, os participantes fizeram um tour pela oficina Full TIME, da equipe de Stock Car do Maurício (Maumau) que tem o piloto Rubens Barrichello.

Na Full Time falei com o Rubinho e contei que, um mecânico (sr. Ivani), já falecido, guardava um jornal, que noticiou a vitória de Barrichello nas 500 milhas de kart em 1985, em Ipatinga (MG), minha terra, e que ele afirmava: Este garoto vai ser piloto de Fórmula 1!
Foram muitas as experiências neste dia para todos, novas amizades, troca de informações, união de uma classe, que mesmo distante, neste vasto território brasileiro, ali todos reunidos em busca de conhecimento.
Um exemplo desta distância. O senhor Abel da Plano Ar, em Nova Odessa (SP), junto com Wagner Caramit, da Climatec de Corumbá (MS).

Não podería de compartilhar informação técnica com você meu amigo leitor, informação esta que pode compartilhar ali durante a palestra técnica onde uma questão foi apresentada.

Uma informação valiosa, fornecida pela equipe técnica da DENSO, sobre garantia, porque muitas vezes é reprovado um pedido de garantia. Pois o fabricante informa como aplicar seu produto, quais cuidados devem ser tomados e muitas vezes, não é dado por nós aplicadores a devida atenção.
Os compressores DENSO, já vem abastecido com óleo lubrificante ideal para funcionamento, não sendo necessário, descartá-lo e nem acrescentar nenhum aditivo, como por exemplo o Contraste.

É comum aplicarmos no dia a dia da manutenção de ar-condicionado automotivo para identificação de vazamentos. Neste momento vieram várias perguntas:

Pois é uma prática comum, porém, muitos não tinham conhecimento que o produto poderia afetar a garantia de um compressor, pois causa danos ao mesmo.
Então, pude contribuir com a informação técnica, da engenharia de corrosão e desgaste, onde estudei os tipos de lubrificantes, agentes de proteção e corrosão aplicados.

O contraste tem em uma de suas composições o fósforo, este elemento químico, tem algumas reações, pois forma algum tipo de ácido:
- Ácido fosfórico (H3PO4), causa corrosão de peças de alumínio,
- Ácido fosforoso (H3PO3), causa corrosão e gases resultantes,
- Ácido hipofosforoso (H3PO2), causa corrosão e agride os componentes de alumínio,
- Fosforeto ou Fosfeto, agride os componentes de alumínio, gerando gases e reagindo com a umidade interna do circuito de ar-condicionado.
Estes elementos, formados através de reações do fósforo e outros componentes no contraste, danificam não somente o compressor, mas todos os componentes construídos em alumínio do sistema de climatização.
A recomendação é que após utilizar o contraste para identificar um vazamento, é que se faça uma limpeza completa com FLUSH apropriado para sistema de climatização, eu particularmente indico os produtos da QUIMITAL:

Que tem desde o FLUSH, Gás, tapa fugas, tudo para realizar seu trabalho com qualidade e segurança. Agora você tem uma informação técnica para se atentar e acrescentar qualidade no seu atendimento na oficina. Agradeço a você caro leitor que sempre está conosco lendo, assinando e acompanhando a Revista Reparação Automotiva. Agradeço também a DENSO, a FULLTIME e a todos os envolvidos nesta APROXIMAÇÃO, com as oficinas independentes!

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