Alguns carros nascem à frente de seu tempo. Mesmo após três décadas, ainda parecem modernos, desafiando tendências e provando que o design pode ser eterno. O Fiat Coupé, lançado em 1993 na Europa e em 1995 no Brasil, é um desses raros exemplos.
Com linhas ousadas, engenharia refinada e um espírito esportivo, o modelo se tornou objeto de desejo entre entusiastas do automobilismo. Seu visual continua atual, traduzindo perfeitamente a palavra “icônico”.
Design disruptivo e detalhes marcantes
Em uma década de experimentação estética, o Coupé se destacou pelo design criativo. A carroceria exibia linhas angulares, faróis sob lentes em formato de bolha e lanternas traseiras duplas. O capô avançado e as maçanetas embutidas nas colunas centrais reforçavam sua personalidade única.
O vinco sobre as rodas traseiras criava um efeito dinâmico, lembrando a letra “Z” e transmitindo movimento mesmo com o carro parado. Era uma obra de arte sobre rodas.
Assinatura de Chris Bangle e Pininfarina
O interior, assinado pela Pininfarina, trazia uma faixa colorida no painel, na mesma tonalidade da carroceria, reforçando exclusividade e esportividade.
Já o exterior nasceu no Centro Stile Fiat, pelas mãos do designer Chris Bangle, o mesmo que mais tarde revolucionaria o design da BMW. Segundo Peter Fassbender, atual vice-presidente de Design da Stellantis América do Sul, o desenho de Bangle foi o mais ousado e transformou detalhes em oportunidades criativas.
Entre essas ideias estava a charmosa tampa de combustível inspirada em motocicletas, um toque de personalidade que tornou o Coupé ainda mais especial.
Performance e alma esportiva
Baseado na plataforma do Fiat Tipo, o Coupé chegou ao Brasil com o motor 2.0 16V aspirado, o mesmo do Tipo Sedicivalvole, entregando 137 cv de potência e 18,4 kgfm de torque.
Equipado com freios a disco nas quatro rodas e suspensão ajustada para condução esportiva, o modelo oferecia desempenho empolgante e comportamento preciso. Entre 1995 e 1997, 1.124 unidades foram vendidas no Brasil.
Um clássico moderno
Para Peter Fassbender, o Fiat Coupé tinha um design tão marcante e à frente de seu tempo que até hoje é lembrado. Ele foi pensado para ser um carro inesquecível.
Parte do legado de inovação da Fiat, o Coupé se une a nomes como Fiat 147, Uno, Tempra, Toro, Fastback e Pulse, todos modelos que desafiaram convenções e criaram novos caminhos no mercado automotivo.
Agora, com mais de 30 anos de história, o Fiat Coupé entra para o seleto clube dos carros de placa preta, mantendo o frescor, o estilo e a juventude que só um verdadeiro ícone pode ter.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.



