Mercedes

Caminhão e ônibus com diesel 100% limpo

Na COP30 Mercedes-Benz apresenta biodiesel 100% renovável feito a partir de óleos vegetais.

A COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — UNFCCC) é o principal encontro global sobre o clima. Ela visa avaliar e reforçar as ações dos países para conter o aquecimento global.

Portanto, fabricantes de veículos, aproveitam o evento para mostrar o que há de melhor. Entre as novidades quem esteve em Belém teve a oportunidade de conhecer barco movido a hidrogênio, caminhão com biodiesel 100% renovável e vários modelos de veículos elétricos.

Mercedes-Benz e Be8 levam caminhão e ônibus a COP30

A Be8, por exemplo, empresa de energias renováveis, com sede em Passo Fundo (RS), fez uma proposta de seguir até Belém com quatro veículos abastecidos, dois com biodiesel 100% renovável e outros dois com B15. A ideia é comparar no final as emissões e consumo.

O Be8 BeVant foi lançado em 2023, trata-se de um biodiesel 100% renovável, um metil éster bidestilado. Além de não emitir poluentes, o produto oferece como principal vantagem a possibilidade de ser colocado diretamente no tanque de combustível ou misturado ao diesel, sem a necessidade de adaptações. A empresa recomenda que antes do abastecimento seja trocado os filtros.

Outro diferencial é que o Be8 BeVant reduz em mais de 90% as emissões dos gases de efeito estufa no uso em veículos, isso comparado ao diesel S10 atual, no ciclo do tanque a roda.

Teste de ponta a ponta da cadeia

No dia 20 de outubro, a Mercedes-Benz e a Be8, iniciaram a “Rota Sustentável COP 30”. O objetivo é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que estão no Actros Evolution 2553 6×2 e o ônibus O 500 RSD 6×2. Para tanto, dois rodaram com B15 e outros dois com biocombustível Be8 BeVant.

O ponto de partida aconteceu em Passo Fundo (RS) e a segunda parada, foi em São Bernardo do Campo (SP), na fábrica da Mercedes-Benz.

Depois disso, mais uma parada em Brasília (DF) e, por fim, o destino final no Pará, em Santo Antônio do Tauá, passando por Belém (PA).

Instituto Mauá de Tecnologia faz as medições de CO2e

Os quatro veículos que saíram de Passo Fundo (RS) foram testados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064), foram utilizados dados certificados, como, por exemplo, o RenovaBio e o ISCC.

Ainda segundo a Be8, o biodiesel Be8 BeVant custa em média 10% a mais que o S10 convencional e não interfere no período de revisões e manutenções recomendados pela fabricante do motor.  

Os resultados serão divulgados após a realização da COP30.

Por: Edison Ragassi

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.