Continuando a série de curiosidades sobre a história dos componentes do carro, a Revista Reparação Automotiva vai contar a história do carburador, sistema que, por muito tempo, foi a única forma de alimentar o motor de um veículo.
Confira a história do primeiro retentor do mundo.
Confira a história do câmbio automático.
O começo
O primeiro carburador foi inventado por Samuel Morey em 1826, mas não era relacionado a transporte. A primeira pessoa a patentear um carburador para uso em um motor a petróleo foi Siegfried Marcus, com sua patente de 6 de julho de 1872 para um dispositivo que mistura combustível com ar.
Um carburador estava entre as primeiras patentes de Karl Benz (1888) quando ele desenvolveu motores de combustão interna e seus componentes que daria origem ao primeiro carro do mundo.
Em 1885, Wilhelm Maybach e Gottlieb Daimler desenvolveram um carburador flutuante baseado no bico atomizador. O carburador Daimler-Maybach foi copiado extensivamente, levando a processos de patentes. Os tribunais britânicos rejeitaram a reivindicação da empresa Daimler de prioridade em favor do carburador de spray de Edward Butler de 1884 usado em seu ciclo de gasolina.
Para muitos, os cientistas húngaros Donát Bánki e János Csonka são considerados os pais da história do carburador, onde patentearam um carburador para um motor estacionário em 1893 e utilizado pela primeira vez em 1896 na Inglaterra. Nos Estados Unidos, as primeiras fábricas de carburadores surgiram em 1900.
Frederick William Lanchester, de Birmingham, Inglaterra, fez experiências com o carburador de pavio em carros. Em 1896, Frederick e seu irmão construíram um carro movido a gasolina na Inglaterra, um motor de combustão interna monocilíndrico de 5 HP (3,7 kW) com transmissão por corrente. Insatisfeitos com o desempenho e a potência do carro, eles redesenharam o motor no ano seguinte, usando dois cilindros opostos horizontalmente e um carburador de pavio com novo design.
Carburadores eram o método comum de entrega de combustível para a maioria dos motores a gasolina feitos nos Estados Unidos até o final dos anos 1980, quando a injeção de combustível se tornou o método preferido. Na Austrália, alguns carros continuaram a usar carburadores até a década de 1990; estes incluíram o Honda Civic (1993), o Ford Laser (1994), o Mazda 323 e os sedãs Mitsubishi Magna (1996), o Daihatsu Charade (1997) e o Suzuki Swift (1999). Vans comerciais de baixo custo e 4WDs na Austrália continuaram com carburadores até os anos 2000, o último sendo a van Mitsubishi Express em 2003. Em outros lugares, certos carros Lada usaram carburadores até 2006. Muitas motocicletas ainda usam carburadores para simplificar, já que um carburador não requer um sistema elétrico para funcionar.
Já no Brasil a historia do carburador durou até o final da década de 1990, quando a Kombi, em 1997, passou a contar com injeção eletrônica.